Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHomen, Priscila Maggi-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4363722Z9por
dc.contributor.advisor1Viali, Lorí-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:59Z-
dc.date.available2013-07-12-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationHOMEN, Priscila Maggi. Concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o ensino de geometria : uma análise pós-construtivista. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3456-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino da geometria e como elas influenciam suas práticas pedagógicas. Está fundamentado na teoria pós-construtivista, que tem como base autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Pain, Vergnaud, Grossi, Dienes e envolve a geometria, o seu ensino e a formação de professores. A metodologia adotada foi qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a pré e pós-entrevista, o questionário, os diários de campo, as reflexões escritas e o material produzido nos encontros de grupos de estudos, que foi constituído com seis professores de escolas públicas dos municípios de Porto Alegre e de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados pelo processo de análise textual discursiva, do qual surgiram categorias, em consonância com o escopo deste trabalho e das quais emergiram os saberes. A partir desse estudo constatou-se que os professores, mesmo com poucos conhecimentos sobre a geometria e sua didática, têm suas ações fundamentadas em uma teoria e, em alguns casos, ela se assemelha ao pós-construtivismo. Os professores que participaram da pesquisa acreditam que todos podem aprender e por isso buscam uma qualificação profissional, sobretudo em grupos de estudos nos quais as trocas de conhecimentos possibilitam um enriquecimento cognitivo, além de subsídios práticos.por
dc.description.abstractThis research aimed to examine the conceptions of teachers in the first years of elementary school about teaching geometry and how they influence their teaching practices. The work is grounded in the post-constructivist theory, which is based on authors such as Piaget, Vygotsky, Wallon, Pain, Vergnaud, Grossi, Dienes and involves geometry, their teaching and teacher formation. The methodology was qualitative, with pre-and post-interview, questionnaire, field diaries, written reflections and material produced in the meetings of the study group as instruments of data collection. This in turn consisted of six teachers from public schools in the cities of Porto Alegre and Gravataí, Rio Grande do Sul. Data were analyzed by the process of discursive textual analysis, from which emerged the categories, in line with the scope of this work. From this study it was found that teachers, even with little knowledge of geometry and its teaching, has its work based on a theory and, in some cases, it resembles the postconstructivism. Teachers who participated in the survey believe that everyone can learn and therefore seek a professional qualification, especially in groups of studies in which the exchange of knowledge enable cognitive enrichment, plus practical subsidies.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 449344.pdf: 1700748 bytes, checksum: 8b02ade9e975a1151fdf25b85fe0121a (MD5) Previous issue date: 2013-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12514/449344.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectGEOMETRIApor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConcepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o ensino de geometria : uma análise pós-construtivistapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
449344.pdfTexto Completo1,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.