Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3455
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desmistificando preconceitos em relação às etnias indígenas brasileiras contemporâneas na educação em ciências do ensino fundamental : contribuições das etnociências e das tecnologias de informação e comunicação
Autor: Koeppe, Cleise Helen Botelho 
Primeiro orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Resumo: Em um país multicultural como o Brasil, a educação para a diversidade é responsabilidade de todos os sujeitos educacionais. A cultura indígena vem sendo relegada a segundo plano nesse contexto educacional. Carregada de estereótipos e preconceitos, sua abordagem na escola se resume a aspectos folclóricos e culinários. O ensino de ciências pode colaborar para a reformulação desses preconceitos trazendo para a sala de aula abordagens críticas que avaliem as relações ambientais dos povos indígenas. Desse modo, o presente trabalho de pesquisa procura discutir como as etnociências e as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para desmistificar preconceitos em relação às etnias indígenas brasileiras contemporâneas no Ensino Fundamental Séries Finais. O trabalho de pesquisa, simultâneo às atividades pedagógicas, analisa os aspectos epistemológicos da construção alteritária e da construção do conhecimento empreendido pelos sujeitos de pesquisa a respeito dos seres vivos, do meio ambiente e da educação ambiental crítica, utilizando, nesse processo, as etnociências e o sensoriamento remoto como estratégias pedagógicas. Produções gráficas, relatos e discursos dos indivíduos foram recolhidos e analisados segundo a Semiótica e a Análise Textual Discursiva. Desse estudo, emergiram três categorias amplas relacionadas às questões de pesquisa: ciência e tecnologia vencendo preconceitos e reformulando representações sociais, etnociências superando desafios e estereótipos e contextualização do ensino de ciências a partir de um tema polêmico atual. Os resultados demonstram que a construção da alteridade é idiossincrática, complexa e gradual, e que as estratégias de ensino podem contribuir de maneira significativa nesse processo.
Abstract: Education for diversity, in a multicultural country as Brazil, is a responsability of every single individual involved in the educational process. Brazilian Indian culture has been, in this context, underestimated , full of stereotypes and prejudice. At school, quite often, it is limited to a folkloric view or reduced to native cookery singularities. Science teaching can refresh this overview by minimizing the prejudice, bringing to classroom a more selective approach, wich will consider brazilian natives and their environmental relationships. This work intend to open up the discussion on how Ethnoscience and Comunication and Information Technologies are able to help in cutting out the myths and prejudice regarding to Brazilian Indians on the last series of elementary school. The research along with pedagogical activities seeks the epistemological aspects of the construction of alterity and knowledge made by individuals, regarding to live beings, the environment and environmental education, using in this process, the Ethnoscience and remote sensing as pedagogical strategies. Writen and oral production of the individuals were gathered and studied according to Semiotics and Text Analisys. From such studies emerge three comprehensive categories wich are linked to the questions of this research. Science and technology beating prejudice and building up new social representations; ethnoscience overcoming challenges and stereotypes and placing the teaching of science in to a context, from a contemporary and polemic subject. The results show that the alterity construction is idiosyncratic, complex and progressive process, where teaching strategies can be quite helpful.
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO
ÍNDIOS - ENSINO
ÍNDIOS - BRASIL - EDUCAÇÃO
ETNOLOGIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: KOEPPE, Cleise Helen Botelho. Desmistificando preconceitos em relação às etnias indígenas brasileiras contemporâneas na educação em ciências do ensino fundamental : contribuições das etnociências e das tecnologias de informação e comunicação. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3455
Data de defesa: 22-Mar-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
449155.pdfTexto Completo2,86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.