Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Joelene de Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138556P1por
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:58Z-
dc.date.available2007-03-30-
dc.date.issued2006-12-22-
dc.identifier.citationLIMA, Joelene de Oliveira de. Diretrizes para a construção de softwares educacionais de apoio ao ensino de Matemática. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3453-
dc.description.resumoEste trabalho está inserido na linha de pesquisa em Informática na Educação de Ciência e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. O projeto buscou identificar os requisitos e funcionalidades a serem considerados no projeto de softwares educacionais para suporte ao processo de ensinoaprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A fim de identificar esses aspectos e gerar um conjunto de diretrizes para orientação de projeto de softwares educacionais na área de Matemática, fez-se um levantamento de programas (softwares) educacionais disponíveis nas escolas e destes quais são os mais utilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio. A partir desse levantamento foi realizada uma análise desses sistemas e criadas categorias para agrupar as funcionalidades por similaridade de função no contexto do programa. Tendo por base essas categorias, criou-se um conjunto de diretivas para auxiliar a orientar os projetistas de softwares educacionais para suporte ao ensino de Matemática. A validação das funcionalidades identificadas foi realizada através de uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio que trabalham com softwares educacionais. A pesquisa foi apoiada por um ambiente virtual que permite a realização da coleta de dados via WEBpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388770.pdf: 3274163 bytes, checksum: 16059b60bb6b4cef7a5aa84a77dee67f (MD5) Previous issue date: 2006-12-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12522/388770.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectSOFTWARE EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDiretrizes para a construção de softwares educacionais de apoio ao ensino de Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
388770.pdfTexto Completo3,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.