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dc.creatorPedrini, Camila Rocha Damiani-
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:56Z-
dc.date.available2013-05-31-
dc.date.issued2012-09-26-
dc.identifier.citationPEDRINI, Camila Rocha Damiani. A educação química no Rio Grande do Sul : os EDEQS como instância de formação, inovação e qualificação de professores. 2012. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3449-
dc.description.resumoCom o objetivo de recuperar a trajetória dos trinta e um Encontros de Debate sobre o Ensino de Química (EDEQs), ocorridos no Rio Grande do Sul pretendeu-se compreender como esse evento tem potencializado na contribuição para a Educação continuada de professores bem como para as pesquisas na área do ensino de Química. Para a pesquisa foram identificados os temas centrais, os responsáveis pela coordenação e organização dos eventos e os locais de realização, as atividades específicas, os responsáveis pelas palestras e minicursos, bem como as programações de cada evento no período de 1980-2011. Nessa etapa, a investigação foi realizada por meio da pesquisa documental, reunindo num banco de dados todos os possíveis documentos com vistas a compreender como os EDEQs têm colaborado para a inovação e qualificação de professores de Química. Com isso, foi possível perceber a evolução da estrutura dos eventos. Também foram realizadas entrevistas com alguns coordenadores dos eventos, as quais tinham por objetivo identificar as contribuições que os EDEQs tiveram para a qualificação, inovação e formação de professores de Química.As entrevistas possibilitaram identificar algumas consequências dos EDEQs, tais como a ocorrência de outros eventos na área do ensino de Química no Brasil, o avanço das produções científicas na área de Educação Química a criação de cursos de pós-graduação relacionados a essa área e a criação da Divisão de Ensino de Química na Sociedade Brasileira de Química. O emprego da Análise Textual Discursiva possibilitou identificar quatro categorias associadas aos temas dos EDEQs: Ensino e Educação em Química, metodologia do ensino, formação de professores e conteúdo de ensino. Assim, a investigação mostra a importância dos EDEQs para o ensino de Química no Rio Grande do Sul e no Brasil no âmbito da formação contínua de educadores químicos e pesquisadorespor
dc.description.abstractAiming to recover the trajectory of thirty-one Encounters Debate on Teaching of Chemistry (EDEQs), occurred in Rio Grande do Sul was intended to understand how this event has boosted the contribution to the continuing education of teachers as well as for research in the teaching of chemistry. To research the central themes were identified, those responsible for the coordination and organization of events and places of execution, specific activities, those responsible for lectures and tutorials, as well as the schedules of each event in the period 1980-2011. At this stage, the investigation was carried out through desk research, a database gathering all possible documents in order to understand how EDEQs have been collaborating for innovation and qualification of teachers of chemistry. Thus, it was possible to see the evolution of the structure of events. Were also conducted interviews with some of the events coordinators, which were aimed at identifying the contributions EDEQs had to qualify, innovation and training teachers of chemistry.The interviews allowed to identify some of the consequences EDEQs, such as the occurrence of other events in the area of teaching chemistry in Brazil, the advancement of scientific production in the area of the creation of Chemical Education graduate courses related to this area and the creation of division of Chemical Education of the Brazilian Chemical Society. The use of Textual Analysis Discursive possible to identify four categories of issues associated with EDEQs: Teaching and Education in Chemistry, teaching methodology, teacher training and educational content. Thus, the research shows the importance of EDEQs for teaching Chemistry in Rio Grande do Sul in Brazil and in the training of chemical educators and researcherseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448457.pdf: 1855021 bytes, checksum: d880de9fc13284ae8ad2a5d59989b645 (MD5) Previous issue date: 2012-09-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12504/448457.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectQUÍMICA - ENSINOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação química no Rio Grande do Sul : os EDEQS como instância de formação, inovação e qualificação de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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