Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBerlikowski, Márcia Elisa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209321T2por
dc.contributor.advisor1Viali, Lorí-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:53Z-
dc.date.available2012-10-03-
dc.date.issued2012-05-30-
dc.identifier.citationBERLIKOWSKI, Márcia Elisa. Análise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduação. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3432-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo analisar a imagem e as atitudes que os alunos de cursos superiores possuem em relação à Estatística, por meio de um estudo comparativo antes e depois de cursarem a disciplina. A investigação envolveu uma amostra de alunos matriculados na disciplina de Estatística nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma faculdade particular da região metropolitana de Porto Alegre. Para a análise dos dados foram utilizadas ferramentas da Estatística Descritiva e os resultados foram confrontados com o estudo validado por Cazorla et al (1999). A escala apresentou boa consistência interna no segundo questionário, com Alpha de Cronbach de 0,86. Uma análise fatorial exploratória identificou três fatores subjacentes baseados na escala original para a discussão dos resultados: autoconfiança/afeto/segurança, importância/aplicabilidade e utilidade/habilidade. Comparando-se as atitudes e a imagem que os alunos possuem em relação à Estatística antes e depois de cursarem a disciplina, verificou-se que os estudantes ora possuem atitudes e imagem favoráveis ora desfavoráveis, podendo se supor que este fato esteja ligado a outros fatores não contemplados por esse estudo, como: metodologia do professor, dificuldade de aprendizagem, ambiente de sala de aula, etc. Mesmo com este tipo de comportamento, os alunos reconhecem a aplicabilidade dos conhecimentos estatísticos.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the image and attitudes that students in higher education have in relation to Statistics, by means of a comparative study before and after the students coursing discipline. The research involved a sample of students enrolled in the discipline of Statistics in undergraduate courses in Administration, Accounting and Information Systems, in a private college in the metropolitan area of Porto Alegre. For data analysis tools were used in descriptive statistics and results were compared with the study validated by Cazorla et al (1999). The scale showed good internal consistency in the second questionnaire, with Cronbach's alpha of 0.86. An exploratory factor analysis identified three underlying factors based on the original scale for the discussion of the results: confidence / affection / security, importance / applicability and utility / skill. Comparing the attitudes and the image that students have in relation to statistics before and after coursing discipline, it was found that students sometimes have attitudes favorable and sometimes unfavorable image, may be supposed that this fact is linked to other factors not covered bu this study as the methodology of the teacher, learning difficulties, classroom environment, etc. Even with this type of behavior, students recognize the applicability of statistical knowledge.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 442097.pdf: 744266 bytes, checksum: 627bd2aa911888e0bd82643e8af300ff (MD5) Previous issue date: 2012-05-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12465/442097.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectESTATÍSTICApor
dc.subjectCOMPORTAMENTO - ESTATÍSTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
442097.pdfTexto Completo726,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.