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dc.creatorMadruga, Zulma Elizabete de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276281T8por
dc.contributor.advisor1Biembengut, Maria Salett-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766543T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:52Z-
dc.date.available2012-06-19-
dc.date.issued2012-03-15-
dc.identifier.citationMADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. A criação de alegorias de carnaval : das relações entre modelagem matemática, etnomatemática e cognição. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3426-
dc.description.resumoNesta pesquisa fez-se uma análise comparativa entre os processos de criação de alegorias de carnaval, os procedimentos de modelagem matemática, modelos mentais e etnomatemática. Constatou-se, por meio de entrevistas com o carnavalesco, pessoa responsável pela criação e construção de carros alegóricos para um desfile de escola de samba, que estes procedimentos possuem estreita ligação. Indicou-se ainda caminhos para se utilizar como prática pedagógica a modelagem matemática e as tecnologias da informação e comunicação com esse grupo social identificável, no intuito de valorar sua cultura, ou seja, sua etnomatemática. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o mapeamento da pesquisa educacional, conforme Biembengut (2008), a qual foi dividida em quatro etapas: mapa de identificação, onde constam os objetivos desta pesquisa etnográfica, bem como justificativas e procedimentos metodológicos; mapa teórico, onde se fundamentou a pesquisa por meio de teorias e definições acerca de modelos mentais, modelagem matemática e etnomatemática; mapa de campo, no qual se relatou o trabalho realizado no barracão de uma escola de samba do grupo especial do município de Porto Alegre (RS) onde os dados, coletados por meio de observações e entrevista foram explicitados; mapa de análise, no qual esses dados foram estudados, mostrando que os objetivos geral e específicos previamente estabelecidos foram alcançados. Considerações e recomendações acerca da educação sugerem maneiras de se utilizar o tema em questão em sala de aula, por meio de modelagem e etnomatemática.por
dc.description.abstractThis research provides a comparative analysis among the creation processes of carnival floats, mathematical modeling procedures, mental models and ethnomathematics. It was found, through interviews with the carnival, the responsible person for designing and building floats for a samba school parade that these procedures are closely linked. It was also indicated ways to use mathematical modeling and information technologies and communication as a pedagogical practice with this social group identifiable in order to value their culture, that is, its ethnomathematics. The methodology used in this study was the mapping of educational research, as Biembengut (2008), which was divided into for steps: identification map, which are the objectives of this ethnographic research, as well as justifications and methodological procedures, theoretical map, which justified the search through the definitions and theories about mental models, mathematical modeling and ethonomathematics; field map, in which the work reported in the a samba school shed of the special municipality of Porto Alegre (RS) where data were collected through observations and interviews were explained; map analysis, in which these data were studied, showing that the goals and objectives previously established have been achieved. Considerations and recommendations about education suggest ways to use the subject matter in the classroom, through modeling and ethnomathematics.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 439152.pdf: 2153740 bytes, checksum: 6ec071fd1df586374d263b9d90de2a7d (MD5) Previous issue date: 2012-03-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12367/439152.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectMODELOS MATEMÁTICOSpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectETNOMATEMÁTICApor
dc.subjectCARNAVAL - ARTEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA criação de alegorias de carnaval : das relações entre modelagem matemática, etnomatemática e cogniçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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