Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
Autor: | Muchulski, Diane Wolosky |
Primeiro orientador: | Harres, João Batista Siqueira |
Resumo: | Este texto apresenta uma pesquisa sobre Educação Ambiental desenvolvida a fim de compreender como se dá a reconstrução do conhecimento dos alunos sobre esta temática por meio de uma Unidade de Aprendizagem. A partir de trabalhos anteriores na área, considerou-se como pressupostos teóricos: a importância da estruturação do ensino em Unidades de Aprendizagem, a necessidade de organizar ações didáticas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o seguimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa ocorreu no município de Camaquã (RS), envolvendo alunos de uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), tendo como fonte de dados as respostas a questionários, as produções decorrentes das atividades realizadas durante a aplicação da Unidade de Aprendizagem e registros no diário do pesquisador. A análise desses materiais evidenciou que os alunos pesquisaram partindo de suas dúvidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, questões sociais relacionadas à Educação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável. Ao final, foi possível identificar um crescimento em relação ao aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, ao senso crítico e à autonomia. Assim, a investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios, relacionar teoria e prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APRENDIZAGEM |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | MUCHULSKI, Diane Wolosky. Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411 |
Data de defesa: | 24-Mar-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
434029.pdf | Texto Completo | 1,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.