Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Rosiméri dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Maurivan Güntzel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:45Z | - |
dc.date.available | 2006-09-29 | - |
dc.date.issued | 2006-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rosiméri dos. Avaliação no ensino interdisciplinar de ciências sob a perpectiva discente. 2006. 256 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3400 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta dissertação foi pesquisar a percepção do aluno das disciplinas de Ciências sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Investigou-se o tipo de envolvimento do aluno na avaliação. A investigação foi realizada com alunos e professores da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho foi a análise dos aspectos que envolvem a participação do estudante na construção do processo de avaliação em atividades interdisciplinares. Os pressupostos da pesquisa relacionam-se à avaliação da aprendizagem, à investigação necessária para uma avaliação qualitativa e participativa, às questões éticas vinculadas às relações de poder, autoridade e autonomia, aos valores entre educando e educador e tendências para os novos caminhos da avaliação a serem implementadas pela escola neste novo século, à renovação do ensino de Ciências e às concepções que influenciam os novos currículos escolares. A metodologia proposta envolveu a redação de depoimentos pelos alunos sobre o processo de avaliação realizado pelos professores. A partir da análise de conteúdo dos textos foram selecionados dez alunos para entrevista, com objetivo de esclarecer questões surgidas na análise dos depoimentos. O estudo apresenta evidências de que os professores estão promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na avaliação. É feita uma escuta atenta ao estudante sobre o quê e como ele aprende, a partir do momento em que se envolve na execução de uma proposta de trabalho, que precisa ser coerente com os seus interesses e suas necessidades. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345650.pdf: 1125004 bytes, checksum: ec47f7b17472e427db7f3fdbf40308eb (MD5) Previous issue date: 2006-03-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12174/345650.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Avaliação no ensino interdisciplinar de ciências sob a perpectiva discente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
345650.pdf | Texto Completo | 1,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.