Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3400
Document type: Dissertação
Title: Avaliação no ensino interdisciplinar de ciências sob a perpectiva discente
Author: Santos, Rosiméri dos
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Abstract (native): O objetivo desta dissertação foi pesquisar a percepção do aluno das disciplinas de Ciências sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Investigou-se o tipo de envolvimento do aluno na avaliação. A investigação foi realizada com alunos e professores da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho foi a análise dos aspectos que envolvem a participação do estudante na construção do processo de avaliação em atividades interdisciplinares. Os pressupostos da pesquisa relacionam-se à avaliação da aprendizagem, à investigação necessária para uma avaliação qualitativa e participativa, às questões éticas vinculadas às relações de poder, autoridade e autonomia, aos valores entre educando e educador e tendências para os novos caminhos da avaliação a serem implementadas pela escola neste novo século, à renovação do ensino de Ciências e às concepções que influenciam os novos currículos escolares. A metodologia proposta envolveu a redação de depoimentos pelos alunos sobre o processo de avaliação realizado pelos professores. A partir da análise de conteúdo dos textos foram selecionados dez alunos para entrevista, com objetivo de esclarecer questões surgidas na análise dos depoimentos. O estudo apresenta evidências de que os professores estão promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na avaliação. É feita uma escuta atenta ao estudante sobre o quê e como ele aprende, a partir do momento em que se envolve na execução de uma proposta de trabalho, que precisa ser coerente com os seus interesses e suas necessidades.
Keywords: EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO
APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Rosiméri dos. Avaliação no ensino interdisciplinar de ciências sob a perpectiva discente. 2006. 256 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3400
Issue Date: 15-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
345650.pdfTexto Completo1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.