Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391
Document type: Dissertação
Title: A opção profissional pela licenciatura em física : uma investigação acerca das origens desta decisão
Author: Brock, Cátia 
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Abstract (native): Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em física, junto a estudantes do ensino médio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os níveis de influência dos professores do ensino médio, e quais as características relevantes desses professores em relação à decisão profissional pela física, assim como outros fatores interferentes nessa opção. Em função de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho também apresenta um levantamento teórico de alguns aspectos da escolha profissional, a influência das atitudes do professor de física na aprendizagem, os aspectos históricos e legais do ensino de física, a formação dos professores de física e a importância da experimentação nas aulas de física. Na investigação de campo utilizamos um questionário, por meio do qual buscamos declarações de estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas e privadas das dezesseis regiões orçamentárias do município de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista endógeno à escola, certos aspectos da metodologia empregada por um número expressivo de professores de física, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a opção pela matematização em detrimento da conceitualização e contextualização, assim como a não proposição de investigações e experimentos que acompanhem o estudo dos fenômenos e teorias físicas são os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino médio se distanciem da física e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ciência. Como fatores externos à escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos são os associados à opinião dos pais e à baixa perspectiva de valorização profissional que acompanha o magistério público de nível médio, neste momento histórico.
Keywords: FÍSICA - ENSINO MÉDIO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFISSÕES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: BROCK, Cátia. A opção profissional pela licenciatura em física : uma investigação acerca das origens desta decisão. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391
Issue Date: 26-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
426659.pdfTexto Completo534.68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.