Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3381
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fuck, Rafael Schilling | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216016E2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portanova, Ruth | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:40Z | - |
dc.date.available | 2010-06-29 | - |
dc.date.issued | 2010-03-23 | - |
dc.identifier.citation | FUCK, Rafael Schilling. A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3381 | - |
dc.description.resumo | Na era da informática presenciam-se transformações sociais e culturais decorrentes das possibilidades que surgem em função das Tecnologias Informáticas (TI). Essas mídias estão provocando uma reorganização do pensamento matemático e, consequentemente, das práticas em Educação Matemática. Frente a esse contexto, um dos desafios que se apresenta aos professores de Matemática é a integração das tecnologias em sua prática pedagógica. Nesse sentido, empreendeu-se uma investigação qualitativa, delineada na forma de um Estudo de Caso, que buscou responder à seguinte questão: como os professores de Matemática estão integrando as TI em sua prática? Assim, segue que o objetivo geral desse empreendimento foi compreender como os professores estão integrando essas tecnologias em sua docência. De acordo com esse objetivo, optou-se por investigar a prática de três professoras de Matemática que atuam no Ensino Fundamental, em escolas públicas. Foram utilizadas várias técnicas de coleta de dados, a saber: observações, análise documental e entrevista semi-estruturada. Privilegiou-se este último instrumento e recorreu-se aos demais para a triangulação dos dados. Para a análise destes, foi empregada a metodologia de Análise Textual Discursiva, preconizada por Moraes e Galiazzi (2007), em função de considerá-la como a mais apropriada ao estudo do fenômeno investigado. Os resultados estão organizados nas seguintes categorias emergentes: 1) Conflitos entre a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas e o currículo escolar; 2) Percepções da Matemática escolar produzida em ambientes informatizados; 3) Perspectivas da integração das Tecnologias Informáticas para o ensino de Matemática; 4) Condições para a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas: alguns obstáculos a superar. De modo geral, constatou-se que as professoras vislumbram possibilidades das TI para sua prática. No entanto, foram observadas limitações dessa prática devido, principalmente, às exigências do currículo, à falta de qualidade dos equipamentos e à concepção de como Matemática e tecnologia se relacionam entre si. Para finalizar, recomenda-se o trabalho colaborativo como alternativa para resistir a tais limitações. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424426.pdf: 1069265 bytes, checksum: 47060f79df55ce869f35054debe5317b (MD5) Previous issue date: 2010-03-23 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11481/424426.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROFESSORES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
424426.pdf | Texto Completo | 1,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.