Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377
Document type: Dissertação
Title: A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio
Author: Gerhard, Ana Cristina
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Abstract (native): O modo como a educação escolar estrutura o ensino das ciências contribui para a separação do conhecimento em conteúdos cada vez mais fragmentados e estanques. A forte disciplinaridade escolar impede que o aluno desenvolva uma noção adequada das relações entre os saberes, desvinculando-os da realidade e deixando de promover a significação necessária ao aprendizado. Reconhecendo que tal visão fragmentada do conhecimento científico é nociva para a formação do espírito científico do aluno, teóricos têm proposto a interdisciplinaridade como forma de atenuar essa fragmentação escolar, restabelecendo vínculos entre as disciplinas. Como sujeitos ativos na educação, os professores são fundamentais para o sucesso desse processo, pois somente a partir da atuação conjunta do grupo docente será possível a implantação de uma interdisciplinaridade escolar capaz de superar as dificuldades da fragmentação. Para compreender a relação entre a atuação docente e a fragmentação dos saberes, esta pesquisa realizou entrevistas com professores das disciplinas científicas do Ensino Médio, visando reconhecer neles a percepção que têm sobre a realidade da educação científica escolar, buscando descobrir as causas, conseqüências e manifestações da fragmentação dos saberes neste nível de ensino. As entrevistas foram realizadas com seis professores de uma escola da rede particular de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos o material proveniente das entrevistas utilizando a Análise Textual Discursiva. A pesquisa possibilitou a constatação de que as concepções que os professores têm da sua disciplina e das ciências em geral estão intimamente ligadas ao modo como atuam em sala de aula. Pudemos perceber que os docentes reconhecem a necessidade de um trabalho interdisciplinar e apontam o diálogo entre si como fator determinante para que ocorra a interdisciplinaridade na escola. Entretanto, apesar de admitirem que é preciso mudar o modo de agir, os entrevistados indicam a falta de tempo, a falta de incentivo da escola e a grande quantidade de conteúdos exigida pelo currículo como elementos que impedem a efetivação da educação interdisciplinar.
Keywords: INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
APRENDIZAGEM ESCOLAR
CIÊNCIA - ENSINO MÉDIO
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: GERHARD, Ana Cristina. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3377
Issue Date: 16-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
423009.pdfTexto Completo782.16 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.