Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3376
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
Autor: Turik, Claudia 
Primeiro orientador: Viali, Lorí
Resumo: Pesquisas têm indicado que alunos demonstram: 1) dificuldade de aprendizado dos conceitos estatísticos e 2) baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas em situações presentes e futuras. Estudos realizados no campo educacional dizem que um estudante com atitudes positivas sobre determinada matéria apresenta maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. O presente trabalho avaliou as atitudes em relação à estatística de 360 alunos de uma universidade particular, que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). As respostas foram analisadas por meio da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria da Resposta ao Item. Os resultados da classificação das atitudes, em positivas ou negativas, encontradas por escores brutos e por escores latentes, foram fortemente concordantes (Kappa = 0,87). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,95 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. Os alunos apresentaram atitudes mais desfavoráveis do que favoráveis. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida pelos mesmos durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, auto-percepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da Estatística no contexto do curso de cada estudante.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
MATEMÁTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: TURIK, Claudia. Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3376
Data de defesa: 31-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422633.pdfTexto Completo857,16 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.