Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3374
Document type: Dissertação
Title: Utilizando blog e suas ferramentas para auxiliar a integrar o aluno-paciente à escola : um estudo de caso na área de ciências
Author: Garcez, Claudia Rosane 
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Abstract (native): Este trabalho de pesquisa buscou investigar a possibilidade de se utilizar um blog para auxiliar na integração e no retorno/reinclusão do aluno-paciente ao ambiente escolar, tendo este vivenciado durante um período determinado de tempo, apenas um contexto direcionado a sua doença. A fundamentação teórica é baseada em autores que acreditam na Pedagogia hospitalar como Matos e Mugiatti e Giordan com a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como auxiliar na área de Ciências e em outros estudiosos como Franco, Vigotski, Vasconcelos. O trabalho buscou integrar três áreas do conhecimento: Educação, Saúde e o estudo de Ciências com a utilização do Blog como mediador na aprendizagem do aluno-paciente. A metodologia empregada foi baseada em autores como Bogdan e Biklen (1994), Moraes e Galiazzi (2007), autores que proporcionaram suporte teórico para a coleta e analise de dados, a partir da experimentação do Blog e suas ferramentas que contribuiu para a elaboração e fechamento do volume de dissertação; oportunizou subsídios para a reflexão em relação à proposta da investigação. Os resultados demonstraram que as atividades realizadas na área de Ciências mediadas pelo blog podem solucionar o problema de exclusão do alunopaciente, do âmbito escolar. Além de manter o aluno-paciente vinculado a sala de aula, também colabora para a sua autoestima, pois ele deixa de viver somente o contexto de sua doença e passa a participar da vida escolar através do ciberespaço
Keywords: CIÊNCIAS - ENSINO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
CIBERESPAÇO
BLOGS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: GARCEZ, Claudia Rosane. Utilizando blog e suas ferramentas para auxiliar a integrar o aluno-paciente à escola : um estudo de caso na área de ciências. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3374
Issue Date: 20-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
419906.pdfTexto Completo841.4 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.