Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lipp, Thaís Helena Petry | - |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Maurivan Güntzel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:36Z | - |
dc.date.available | 2009-12-08 | - |
dc.date.issued | 2009-08-26 | - |
dc.identifier.citation | LIPP, Thaís Helena Petry. Estudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemática. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo de alunos que participaram de uma Unidade de Aprendizagem, em aulas de Matemática, sobre o uso de bebidas alcoólicas na adolescência. A área de Matemática pode contribuir para promover a formação crítica e reflexiva, na medida em que são proporcionadas aos estudantes atividades de solução de problemas relacionadas ao contexto social. A pesquisa foi realizada com 32 alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no Município de Novo Hamburgo, RS. A partir do estudo de teóricos sobre a Educação Matemática Crítica e sobre o pensamento crítico foram organizados indicadores de criticidade, os quais foram utilizados na análise de depoimentos e de produções dos sujeitos de pesquisa. Essa análise permitiu reconhecer o desenvolvimento da criticidade nos sujeitos que participaram da Unidade de Aprendizagem por meio da emergência de três categorias: a valorização de uma aprendizagem matemática relacionada ao contexto social; a atitude crítica e reflexiva em relação às questões sociais em aulas de Matemática; o desenvolvimento das relações interpessoais nas aulas de Matemática. A pesquisa apresenta como resultados relevantes: maior interesse e motivação dos alunos nas aulas de Matemática; aprendizagem significativa de conceitos matemáticos; reconhecimento da função social da Matemática; qualificação no tratamento da informação; e valorização das relações interpessoais. A pesquisa permitiu concluir que, na medida em que os estudantes resolvem problemas pessoais ou sociais relevantes e quando são realizadas práticas pedagógicas contextualizadas, nas quais o aluno se reconhece como sujeito de sua aprendizagem e como cidadão, há condições para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418908.pdf: 791438 bytes, checksum: ce99e46447cb24117366cd2605656edf (MD5) Previous issue date: 2009-08-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10250/418908.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | PESQUISA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | PENSAMENTO CRÍTICO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Estudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
418908.pdf | Texto Completo | 772,89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.