Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLipp, Thaís Helena Petry-
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:36Z-
dc.date.available2009-12-08-
dc.date.issued2009-08-26-
dc.identifier.citationLIPP, Thaís Helena Petry. Estudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemática. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo de alunos que participaram de uma Unidade de Aprendizagem, em aulas de Matemática, sobre o uso de bebidas alcoólicas na adolescência. A área de Matemática pode contribuir para promover a formação crítica e reflexiva, na medida em que são proporcionadas aos estudantes atividades de solução de problemas relacionadas ao contexto social. A pesquisa foi realizada com 32 alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no Município de Novo Hamburgo, RS. A partir do estudo de teóricos sobre a Educação Matemática Crítica e sobre o pensamento crítico foram organizados indicadores de criticidade, os quais foram utilizados na análise de depoimentos e de produções dos sujeitos de pesquisa. Essa análise permitiu reconhecer o desenvolvimento da criticidade nos sujeitos que participaram da Unidade de Aprendizagem por meio da emergência de três categorias: a valorização de uma aprendizagem matemática relacionada ao contexto social; a atitude crítica e reflexiva em relação às questões sociais em aulas de Matemática; o desenvolvimento das relações interpessoais nas aulas de Matemática. A pesquisa apresenta como resultados relevantes: maior interesse e motivação dos alunos nas aulas de Matemática; aprendizagem significativa de conceitos matemáticos; reconhecimento da função social da Matemática; qualificação no tratamento da informação; e valorização das relações interpessoais. A pesquisa permitiu concluir que, na medida em que os estudantes resolvem problemas pessoais ou sociais relevantes e quando são realizadas práticas pedagógicas contextualizadas, nas quais o aluno se reconhece como sujeito de sua aprendizagem e como cidadão, há condições para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418908.pdf: 791438 bytes, checksum: ce99e46447cb24117366cd2605656edf (MD5) Previous issue date: 2009-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10250/418908.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpor
dc.subjectPENSAMENTO CRÍTICOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
418908.pdfTexto Completo772,89 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.