Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369
Document type: Dissertação
Title: Estudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemática
Author: Lipp, Thaís Helena Petry
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Abstract (native): A presente pesquisa teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo de alunos que participaram de uma Unidade de Aprendizagem, em aulas de Matemática, sobre o uso de bebidas alcoólicas na adolescência. A área de Matemática pode contribuir para promover a formação crítica e reflexiva, na medida em que são proporcionadas aos estudantes atividades de solução de problemas relacionadas ao contexto social. A pesquisa foi realizada com 32 alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no Município de Novo Hamburgo, RS. A partir do estudo de teóricos sobre a Educação Matemática Crítica e sobre o pensamento crítico foram organizados indicadores de criticidade, os quais foram utilizados na análise de depoimentos e de produções dos sujeitos de pesquisa. Essa análise permitiu reconhecer o desenvolvimento da criticidade nos sujeitos que participaram da Unidade de Aprendizagem por meio da emergência de três categorias: a valorização de uma aprendizagem matemática relacionada ao contexto social; a atitude crítica e reflexiva em relação às questões sociais em aulas de Matemática; o desenvolvimento das relações interpessoais nas aulas de Matemática. A pesquisa apresenta como resultados relevantes: maior interesse e motivação dos alunos nas aulas de Matemática; aprendizagem significativa de conceitos matemáticos; reconhecimento da função social da Matemática; qualificação no tratamento da informação; e valorização das relações interpessoais. A pesquisa permitiu concluir que, na medida em que os estudantes resolvem problemas pessoais ou sociais relevantes e quando são realizadas práticas pedagógicas contextualizadas, nas quais o aluno se reconhece como sujeito de sua aprendizagem e como cidadão, há condições para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo.
Keywords: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
PESQUISA EDUCACIONAL
PENSAMENTO CRÍTICO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: LIPP, Thaís Helena Petry. Estudo do desenvolvimento de competências críticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matemática. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369
Issue Date: 26-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
418908.pdfTexto Completo772.89 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.