Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática da pesquisa nas aulas de matemática : vivências de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
Autor: Boesing, Carla 
Primeiro orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Resumo: Esta dissertação relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constituído por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um município de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-ação realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matemática. O estudo partiu de um questionário inicial em que as professoras relataram experiências de sala de aula, por meio do qual foi possível identificar a predominância da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, então, um estudo teórico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Após esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema água, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de água por dia?. Foram colocadas em ação pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de dúvida/questionamento, construção de argumentos e comunicação. As professoras compreenderam a pesquisa como uma prática eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica, percebidas tanto nos alunos quanto nas próprias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pré-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avanços em relação à própria profissionalização docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser crítico e capaz de fomentar ações que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi possível também constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se crítico de sua própria prática, o que contribui para qualificar as ações futuras. A formação continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espaço para compartilhar e realizar estudos, debates e reflexões, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO CONTINUADA
APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: BOESING, Carla. A prática da pesquisa nas aulas de matemática : vivências de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368
Data de defesa: 30-Jun-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
417392.pdfTexto Completo660,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.