Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bueno, Fabiane Rezende Neves | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244716P3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Basso, Nara Regina de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:36Z | - |
dc.date.available | 2009-09-09 | - |
dc.date.issued | 2009-03-24 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367 | - |
dc.description.resumo | O trabalho aqui apresentado está relacionado com a investigação a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5ª série, em uma escola de ensino fundamental do município de Alvorada, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avaliação de cinco oficinas, envolvendo a resolução de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, preparação de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da análise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflexão sobre a prática pedagógica, a relação entre professor-aluno e mudança de atitudes, contribuições para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolução de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudanças pessoais e na aprendizagem. Em relação a mudanças pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do espírito solidário, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avanços na interpretação de problemas matemáticos, de exercícios propostos e de textos em geral. Observou-se também que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualização, eles foram capazes de relacionar a vivência diária com os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416395.pdf: 378025 bytes, checksum: 77deada6b9925c1dbf61512571416065 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9780/416395.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject | TRANSDISCIPLINARIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
416395.pdf | Texto Completo | 369,17 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.