Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Fabiane Rezende Neves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244716P3por
dc.contributor.advisor1Basso, Nara Regina de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:36Z-
dc.date.available2009-09-09-
dc.date.issued2009-03-24-
dc.identifier.citationBUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367-
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado está relacionado com a investigação a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5ª série, em uma escola de ensino fundamental do município de Alvorada, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avaliação de cinco oficinas, envolvendo a resolução de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, preparação de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da análise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflexão sobre a prática pedagógica, a relação entre professor-aluno e mudança de atitudes, contribuições para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolução de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudanças pessoais e na aprendizagem. Em relação a mudanças pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do espírito solidário, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avanços na interpretação de problemas matemáticos, de exercícios propostos e de textos em geral. Observou-se também que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualização, eles foram capazes de relacionar a vivência diária com os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416395.pdf: 378025 bytes, checksum: 77deada6b9925c1dbf61512571416065 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9780/416395.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectSOLUÇÃO DE PROBLEMASpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
416395.pdfTexto Completo369,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.