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Tipo do documento: Dissertação
Título: Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no século XXI
Autor: Pereira, Carmem Regina da Silva 
Primeiro orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo voltado à educação em Ciências no século XXI, com ênfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos relacionados à vivência dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para além da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conteúdo focalizado é a nanotecnologia, tema cada vez mais freqüente nos meios de comunicação, integrado à citologia, em aulas de Biologia no ensino médio. Neste contexto, analisam-se possíveis contribuições de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, à formação inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos de uma turma de um curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura). Os instrumentos para obter informações constaram de uma questão inicial para verificar as concepções prévias dos alunos; um diário de campo com registro dos encontros; um questionário final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informações obtidas foram analisadas segundo a metodologia de Análise Textual Discursiva, resultando em três grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das questões de pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as idéias prévias dos licenciandos; As aprendizagens dos licenciandos: processo de transformação; Contribuições na formação inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao século XXI, uma unidade de aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos apresentavam poucos conhecimentos prévios sobre o tema. Consideraram significativo vivenciar a proposta devido à inovação, tanto pela metodologia como em termos de conteúdo. As conclusões atestam a importância de estudar temas atuais de modo contextualizado e interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualização constante dos professores, tanto em sua educação continuada como na formação inicial.
Palavras-chave: BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO
NANOTECNOLOGIA
CITOLOGIA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: PEREIRA, Carmem Regina da Silva. Nanotecnologia e citologia : perspectivas para o ensino de biologia no século XXI. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3363
Data de defesa: 25-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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