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dc.creatorMartins, Cátia Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259963A4por
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:29Z-
dc.date.available2009-05-11-
dc.date.issued2009-03-03-
dc.identifier.citationMARTINS, Cátia Alves. Formação do docente de matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados e as reflexões a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e competências necessárias à formação do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem dinâmico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola básica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema teórico foi projetado a partir da concepção da Educação pela Pesquisa de Pedro Demo. O capítulo das considerações finais indica algumas questões importantes relacionadas à formação de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exigências necessárias para ser considerado um membro do ciberespaço, e usar estes recursos e serviços a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores não possuem habilidades ou formação para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as crenças/concepções sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespaço. Trata-se de um problema sério e ainda sem solução. Um dos problemas enfrentados pela educação hoje é que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma língua fora de moda (da idade pré-digital), estão se esforçando para ensinar uma população que fale uma língua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hipótese inicial, foi desenvolvida uma experiência com um professor de uma escola básica.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412049.pdf: 947842 bytes, checksum: c25fa102380c7c439eb5fe989436ed9a (MD5) Previous issue date: 2009-03-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12711/412049.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectCIBERCULTURApor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação do docente de matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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