Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFortes, Luciane Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298518A9por
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:29Z-
dc.date.available2009-04-14-
dc.date.issued2009-01-16-
dc.identifier.citationFORTES, Luciane Oliveira. Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superior. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar o uso de Blogs como recursos educacionais relacionados ao processo de ensino de Cálculo. Hoje em dia, lidamos com novos alunos e, portanto com novos desafios. Estes alunos são considerados nativos do ciberespaço, ou seja, eles sabem como utilizar recursos de Internet melhor do que seus professores, uma vez que isto é natural a eles, pois pertence a suas vidas cotidianas. Por outro lado, a maioria dos professores é considerada imigrante do ciberespaço Prensky (2001). Eles sabem como organizar suas aulas utilizando o computador, porém, eles não têm a sensação de ser algo natural como para os alunos. Devido a este fato, os estudantes estão mais familiarizados com este novo espaço. Contudo, algo deve ser feito para superar esta diferença entre alunos e professores. A inclusão de recursos da Internet no ensino com o intuito de auxiliar a melhorar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos seria uma forma de estreitamento desta distância. Acredita-se que o uso de Blogs poderá ajudar professores a interagir com seus alunos, ao mesmo tempo em que, ao tirar proveito desta ferramenta virtual, os alunos entenderão o conteúdo relacionado ao processo de aprendizado de Cálculo. Criou-se uma metodologia baseada em um Blog para que possamos analisar as possibilidades de tal recurso como uma ferramenta para estender no ciberespaço as interações que ocorrem no ambiente face a face. Com o intuito de testar algumas hipóteses que são apresentadas ao longo da introdução deste trabalho, desenvolveu-se um experimento em uma aula de Cálculo de uma universidade particular.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411031.pdf: 3492798 bytes, checksum: 4d5b0e1e7865dc39489d9d4e8e1572d7 (MD5) Previous issue date: 2009-01-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12617/411031.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO SUPERIORpor
dc.subjectBLOGSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUtilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
411031.pdfTexto Completo3.41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.