Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3347
Tipo do documento: Dissertação
Título: A compreensão dos conceitos das funções afim e quadrática no ensino fundamental com recurso da planilha
Autor: Braga, Elisabete Rambo
Primeiro orientador: Viali, Lorí
Resumo: A presente dissertação investigou o processo de compreensão dos conceitos das funções afim e quadrática em alunos da 8ª série do ensino fundamental, mediante a utilização da planilha. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Porto Alegre e foi dividida em três etapas: aplicação de um questionário inicial, objetivando a caracterização dos estudantes e a delimitação da amostra de trinta discentes com características diferenciadas quanto ao conhecimento e à utilização da planilha; aplicação das atividades no laboratório de informática, evidenciando a possibilidade de transferência entre os registros algébrico, tabular e gráfico dessas funções e, por fim, a aplicação de um segundo questionário, com o propósito de avaliar o trabalho realizado. À luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval, é que foram discutidas e analisadas as referidas tarefas. Os dados coletados foram analisados mediante a categorização das respostas dos participantes às questões feitas nos roteiros e suas respectivas construções algébricas, tabulares e gráficas. Concluiu-se que a utilização desse recurso promoveu a compreensão do conceito de função na perspectiva de um trabalho que enfatizou a conversão entre os registros de representação das funções de 1° e 2° graus, conforme preconiza a Teoria de Duval. A análise do último instrumento revelou, ainda, que a utilização da planilha nas aulas de Matemática facilita a aprendizagem do conteúdo desenvolvido de um modo diferente do modelo tradicional
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: BRAGA, Elisabete Rambo. A compreensão dos conceitos das funções afim e quadrática no ensino fundamental com recurso da planilha. 2009. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3347
Data de defesa: 30-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
410799.pdfTexto Completo3,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.