Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345
Document type: Dissertação
Title: Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
Author: Albuquerque, Fernanda Medeiros de 
Advisor: Basso, Nara Regina de Souza
Abstract (native): Este trabalho de pesquisa procura analisar as percepções de alunos, pais e professores sobre uma Unidade de Aprendizagem (UA). Ela foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre e foi elaborada de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa. No trabalho com a UA foram abordados alguns obstáculos que poderiam ser encontrados, tais como: o posicionamento dos pais, da escola, da autora e dos demais professores e, principalmente, dos alunos. A pesquisa inicia com a trajetória da autora e as influências que ela teve para investigar o assunto, bem como as questões que orientaram o trabalho. Para o desenvolvimento do mesmo foram feitas reflexões sobre o ritmo de vida acelerado e a falta de diálogo que convivemos atualmente. Após, é sugerido o desenvolvimento de uma UA como uma alternativa para professores e alunos tornarem-se parceiros de trabalho. Através do relato da Unidade desenvolvida, os obstáculos são apontados e analisados, assim como as alternativas utilizadas ou sugeridas para que fossem superados. O posicionamento dos alunos, professores, direção e pais é analisado utilizando a metodologia análise de conteúdo. Os resultados da análise mostraram que os alunos consideram as atividades inseridas na UA como agentes motivadores para que novas aprendizagens aconteçam; significativas, quando enfocam o seu cotidiano e de grande importância para o desenvolvimento da sua autonomia. Os professores apresentam resistências quanto ao tempo de elaboração e desenvolvimento da UA. Os pais e a diretora acreditam em um trabalho desenvolvido de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa.
Keywords: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345
Issue Date: 3-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346848.pdfTexto Completo8.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.