Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDemolier, Miriani Silva-
dc.contributor.advisor1Borges, Regina Maria Rabello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:27Z-
dc.date.available2008-09-01-
dc.date.issued2006-01-17-
dc.identifier.citationDEMOLIER, Miriani Silva. Unidade de aprendizagem sobre insetos : avaliando uma proposta metodológica para o ensino fundamental. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3335-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como objetivo a (re)construção de conceitos e conhecimentos sobre insetos através da construção e desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem, procurando envolver os alunos e despertando-lhes o interesse pelo assunto. Para esta pesquisa, obteve-se depoimentos dos alunos de 6a série, de uma Escola Municipal de Guaíba, através de dois questionários. O primeiro instrumento trouxe as informações para que se pudesse construir a Unidade de Aprendizagem de acordo com as pré-concepções dos alunos. Já o segundo, aplicado apenas aos alunos líderes dos grupos, mostrou aspectos referentes à avaliação das atividades desenvolvidas durante o processo. A metodologia de análise utilizada para examinar os depoimentos foi uma Análise de Conteúdo. Partindo desta análise foi possível construir alguns capítulos da dissertação. Foi pertinente, também, fazer uma abordagem crítica da atual dinâmica educacional para poder melhor contextualizar esta pesquisa, ressaltando a importância da educação continuada para professores e propondo uma proposta metodológica diferente da tradicional, valorizando os conhecimentos préviosdos alunos e despertando-lhe o interesse para o aprender por prazer. A pesquisa teve repercussões não apenas entre os alunos sujeitos da pesquisa, mas também em nível de escola e da Secretária Municipal de Educação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 347014.pdf: 5877130 bytes, checksum: 3a6bd570a5d8569623ae925b07028963 (MD5) Previous issue date: 2006-01-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12725/347014.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectINSETOS - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUnidade de aprendizagem sobre insetos : avaliando uma proposta metodológica para o ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
347014.pdfTexto Parcial5,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.