Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3330
Tipo do documento: Dissertação
Título: A viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem sobre serpentes
Autor: Hillesheim, Rosalia 
Primeiro orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo acompanhar e avaliar a construção do conhecimento em uma proposta pedagógica com uma Unidade de Aprendizagem UA sobre serpentes, desenvolvida a partir das idéias prévias dos alunos da 6ª serie do ensino fundamental, em aulas de Ciências,. A fundamentação teórica foi baseada em autores que propõem um diferencial nos processos de ensino e aprendizagem. A investigação foi feita a partir da análise de depoimentos e de textos elaborados pelos alunos, segundo a metodologia denominada Análise de Conteúdo, que oportunizou subsídios para elaboração da UA, com base na análise e reflexão das diferentes opiniões por eles enfatizadas. A partir das idéias prévias dos alunos, foram organizados trabalhos que eles realizaram em pequenos grupos. Depois os temas trabalhados foram apresentados pelos alunos, obtendo-se perguntas e idéias em depoimentos que ajudaram a fazer uma avaliação desta proposta. Percebeu-se que os alunos foram capazes de realizar, em grupos, trabalhos de grande relevância, assumindo responsabilidades pela própria aprendizagem. Conseguiram trabalhar com autonomia, consultando bibliografia específica sobre serpentes e produzindo textos sobre o tema que coube a cada grupo. Entretanto, esses resultados são parciais e relacionam-se a um estudo de caso, ou seja, os resultados obtidos em uma turma, num determinado contexto, envolvendo alunos de 6ª série de uma escola estadual. Esses resultados auxiliam a compreensão do processo, não tendo a intenção de generalização, mas auxiliando a reflexão e subsidiando a aplicação e avaliação em outras turmas. Este é somente um caminho, um meio para aperfeiçoarmos esta nova metodologia que foi tão bem aceita pelos alunos e pela professora/pesquisadora. Esta não é a versão final de uma prática, mas o início dela.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
SERPENTES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: HILLESHEIM, Rosalia. A viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem sobre serpentes. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3330
Data de defesa: 30-Mar-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
348090.pdfTexto Completo14,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.