Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328
Document type: Dissertação
Title: As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
Author: Becker, Edna da Silva 
Advisor: Ramos, Maria Beatriz Jacques
Abstract (native): O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor.
Keywords: EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: BECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328
Issue Date: 7-Apr-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
333104.pdfTexto Completo471.85 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.