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dc.creatorMachado, Márcio Fraiberg-
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:22Z-
dc.date.available2013-03-08-
dc.date.issued2008-03-03-
dc.identifier.citationMACHADO, Márcio Fraiberg. Análise dos conceitos sobre a origem da vida nos livros didáticos do ensino médio, na disciplina de biologia, de escolas públicas gaúchas. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3316-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar a forma como as origens da vida são abordadas nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, nas escolas públicas gaúchas. Essa busca por informações é referendada pelo fato de o Ministério da Educação e Cultura (MEC) gastar grandes somas de dinheiro com a aquisição e distribuição de livros às escolas públicas brasileiras, mantendo programas de valorização e avaliação dos livros hoje disponíveis no mercado, bem como, em última análise, ser o livro didático de Biologia um dos fatores responsáveis pela formação científica, sobre a origem da vida, dos educandos em todo o território gaúcho. Essa análise qualitativa tem como base várias propostas já em ação no nosso país. O material de análise se baseia na coleta em escolas públicas gaúchas que possuem mais de mil alunos, do livro utilizado para esse fim, sabendo que este é fonte de grande disseminação da idéia do(s) autor(es) ali adotado(s), na região de Porto Alegre, que serve de base a muitas escolas em nosso Estado. Assim se pretende verificar se os direcionamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que tange à abordagem da origem da vida e da construção do modelo que melhor poderia representá-lo, são observados nos livros-texto utilizados. Essa análise é uma primeira tentativa de construir uma proposta mais sólida no encaminhamento dos trabalhos referentes à problemática do livro didático. Esta pesquisa pode auxiliar os professores, de maneira que eles possam ter mais subsídios na escolha e proposta de trabalho quanto ao tema e suas implicações, na escolha do material didático a ser utilizadopor
dc.description.abstractThe current research is an attempt to evaluate how the origins of life are presented in Biology text books used by public schools in Rio Grande do Sul (the southern-most state of Brazil). An important motivation to collect that kind of information is the fact that the Brazilian Ministry of Education and Culture (MEC) spends a considerable amount of money with acquisition and distribution of books to Brazilian public schools, supporting programmes for appreciation and evaluation of currently available books on the market. Another motivation is the fact that Biology text books represent one of the factors responsible for the academic formation of students in Rio Grande do Sul on the subject of the origin of life. This qualitative study is based upon several proposals that are already in action in this country. Books were collected in public schools of Porto Alegre with more than a thousand students, keeping in mind that such books are important sources for the propagation of ideas of the respective authors. The choices made by those schools serve as a basis for many others in Rio Grande do Sul. This way we intend to check if the guidelines of the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN, National Curricular Parameters) and the "Lei de Diretrizes e Bases da Educação" (LDB, Education Directives and Bases Law) are observed in the text books, regarding the subject of the approach for the origin of life and about building the model that might represent it better. This study is a first attempt to build a more solid proposal for works about text book related problems. That this research might be helpful for teachers, since it is intended to provide information to help in the choice of approach for the current subject and its implications, as well as about the choice for didactic resources to be usedeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401120.pdf: 2337837 bytes, checksum: fb1d43f8c393e8c4788362199f822c3c (MD5) Previous issue date: 2008-03-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12607/401120.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLIVROS DIDÁTICOSpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpor
dc.subjectVIDA - ORIGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise dos conceitos sobre a origem da vida nos livros didáticos do ensino médio, na disciplina de biologia, de escolas públicas gaúchaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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