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dc.creatorCamargo, Fernanda Bedin-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759831H4por
dc.contributor.advisor1Borges, Regina Maria Rabello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:17Z-
dc.date.available2008-03-11-
dc.date.issued2005-01-13-
dc.identifier.citationCAMARGO, Fernanda Bedin. Constituindo autores em projetos de aprendizagem. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3300-
dc.description.resumoEste trabalho pretende investigar se a atitude reflexiva do professor pode colaborar na construção da autoria e da autonomia dos alunos ao trabalharem com projetos de aprendizagem. Para tanto, realizei uma pesquisa focada no aspecto qualitativo a partir de entrevistas com educadores que utilizam a metodologia de projetos de aprendizagem. As entrevistas foram virtuais, encaminhadas por e-mail, e consistiram em algumas questões de identificação e outras norteadoras do tema. Os depoimentos foram submetidos a uma Análise de Conteúdo. A partir dessa metodologia de análise foram construídas algumas categorias, quais sejam: autoria, autonomia, projetos de aprendizagem, redes de conhecimento e professor reflexivo. Embora as categorias estejam inter-relacionadas, analisei-as separadamente em diferentes capítulos da dissertação, integrando as falas dos entrevistados e as idéias dos autores que fundamentaram a pesquisa à minha própria argumentação. O trabalho é constituído de oito capítulos. Os resultados da pesquisa indicam como o professor reconhece a autoria dos alunos nos projetos de aprendizagem e de quais estratégias se utilizam para promover interações que levam à autoria. Esses resultados corroboram a hipótese de que os professores, através do trabalho com projetos de aprendizagem, bem como do uso da tecnologia, podem favorecer o desenvolvimento da autoria e da autonomia em sala de aula. Além disso, é importante ressaltar que a atitude reflexiva do professor, ao colocar-se também como pesquisador e ao fomentar o diálogo e a argumentação, é fundamental na construção das competências acima indicadas. Por fim, a interação virtual ou presencial é também indicada pelos entrevistados como promotora da autoria.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328322.pdf: 553586 bytes, checksum: 35653d62b5a83c447635f1576108abda (MD5) Previous issue date: 2005-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12624/328322.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectCONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectPROFESSORESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConstituindo autores em projetos de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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