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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Camargo, Fernanda Bedin | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759831H4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Regina Maria Rabello | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:17Z | - |
dc.date.available | 2008-03-11 | - |
dc.date.issued | 2005-01-13 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Fernanda Bedin. Constituindo autores em projetos de aprendizagem. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3300 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende investigar se a atitude reflexiva do professor pode colaborar na construção da autoria e da autonomia dos alunos ao trabalharem com projetos de aprendizagem. Para tanto, realizei uma pesquisa focada no aspecto qualitativo a partir de entrevistas com educadores que utilizam a metodologia de projetos de aprendizagem. As entrevistas foram virtuais, encaminhadas por e-mail, e consistiram em algumas questões de identificação e outras norteadoras do tema. Os depoimentos foram submetidos a uma Análise de Conteúdo. A partir dessa metodologia de análise foram construídas algumas categorias, quais sejam: autoria, autonomia, projetos de aprendizagem, redes de conhecimento e professor reflexivo. Embora as categorias estejam inter-relacionadas, analisei-as separadamente em diferentes capítulos da dissertação, integrando as falas dos entrevistados e as idéias dos autores que fundamentaram a pesquisa à minha própria argumentação. O trabalho é constituído de oito capítulos. Os resultados da pesquisa indicam como o professor reconhece a autoria dos alunos nos projetos de aprendizagem e de quais estratégias se utilizam para promover interações que levam à autoria. Esses resultados corroboram a hipótese de que os professores, através do trabalho com projetos de aprendizagem, bem como do uso da tecnologia, podem favorecer o desenvolvimento da autoria e da autonomia em sala de aula. Além disso, é importante ressaltar que a atitude reflexiva do professor, ao colocar-se também como pesquisador e ao fomentar o diálogo e a argumentação, é fundamental na construção das competências acima indicadas. Por fim, a interação virtual ou presencial é também indicada pelos entrevistados como promotora da autoria. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328322.pdf: 553586 bytes, checksum: 35653d62b5a83c447635f1576108abda (MD5) Previous issue date: 2005-01-13 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12624/328322.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | PROFESSORES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Constituindo autores em projetos de aprendizagem | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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328322.pdf | Texto Completo | 540,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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