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dc.creatorFagundes, Sílvia Lemos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713670E5por
dc.contributor.advisor1Russomano, Thais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787529E0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:56:41Z-
dc.date.available2007-12-20-
dc.date.issued2007-12-04-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Sílvia Lemos. As informações visuais através de uma aplicação computacional de estimulação para o equilíbrio e para a marcha. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3104-
dc.description.resumoAs condições ambientais que favorecem o desenvolvimento de memória e favorecem movimentos que podem ser adaptados aos detalhes das exigências espaciais. Com o propósito de unificar conhecimentos por meio da aplicação computacional de estimulação visual para atividades de vida diária como marcha e o equilíbrio, considera-se a possibilidade de aprendizagem vinculada à neuroplasticidade e memória motora e espacial, através da estimulação visual como recurso fisioterapêutico. Os objetivos deste estudo consistem em: utilizar um sistema de marcadores visuais no trajeto do equilíbrio e da marcha em ambiente fisioterapêutico ambulatorial utilizando os recursos do microcomputador e, especificamente, adaptação de periférico mousepen na reabilitação funcional; desenvolver marcadores visuais por meio de uma aplicação computacional de estimulação visual que envolva referência espacial; verificar os efeitos das informações visuais através de um ambiente virtual para o equilíbrio e para a marcha. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram o Índice Dinâmico da Marcha e a Análise das Imagens Fotográficas pré e pós-teste. Para seqüência de apresentação dos resultados estabeleceu-se a média aritmética e o desvio padrão pré e pós-teste, e considerando-se o nível de significativo p ≤0,05 e p ≤0,01 para desvio padrão e média aritmética do teste Shapiro Wilk. Busca-se um recurso terapêutico computacional alternativo complementar ao tratamento tradicional. Assim, pensa-se no baixo custo, no caráter inovador, desafiador e motivador. Contudo, soma-se a oportunidade de apresentar atividades lúdicas raras em um ambiente de reabilitação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:56:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397241.pdf: 576619 bytes, checksum: d4504eb82e80ec3b19ad0afa80d1888b (MD5) Previous issue date: 2007-12-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12106/397241.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENGENHARIA BIOMÉDICApor
dc.subjectSISTEMAS (COMPUTAÇÃO)por
dc.subjectPERCEPÇÃO VISUAL (COMPUTAÇÃO)por
dc.subjectMOVIMENTO HUMANO (FISIOLOGIA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.titleAs informações visuais através de uma aplicação computacional de estimulação para o equilíbrio e para a marchapor
dc.typeDissertaçãopor
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