Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3015
Document type: Dissertação
Title: Avaliação de uma estratégia de controle secundário de tensão utilizando seleção de barras piloto e áreas de controle através de lógica fuzzy
Author: Pavão, Rafael Kubiça 
Advisor: Lemos, Flavio Antonio Becon
Abstract (native): Esta dissertação aborda o estudo do controle hierárquico de tensão em sistemas de energia elétrica. O foco é o estudo de um dos níveis hierárquicos, chamado de controle secundário de tensão. Para suportar esta dissertação é realizada uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema, onde são analisados os problemas relacionados ao projeto e implementação de esquemas de controle secundário de tensão. Uma análise sobre a implementação desse tipo de controle em programas de fluxo de potência e de simulação não linear no domínio do tempo é apresentada. Especial atenção é dada ao problema de escolha de barras piloto e áreas de controle de tensão. É proposta uma metodologia baseada no algoritmo Fuzzy C-Means para determinação das áreas de controle, e seus respectivos geradores, e das barras piloto representativas de cada área. Inicialmente são identificadas barras que possuem comportamento do módulo de tensão semelhante frente a uma dada ação de controle, agrupando-o as em um conjunto chamado de área coerente de tensão. O próximo passo consiste na avaliação da possibilidade deste agrupamento compor uma área de controle de tensão, determinado pela capacidade dos geradores da área de suprir potência reativa e controlar a tensão da área. Finalmente, é escolhida a barra piloto mais representativa do comportamento de cada área. A próxima etapa consiste no projeto de uma estrutura de controle secundário coordenado de tensão para equalizar as reservas de potência reativa do sistema, através da utilização de um fator de participação de geração de potência reativa para cada gerador. A fim de validar a abordagem proposta, são realizadas simulações estáticas e dinâmicas utilizando-se o sistema teste New England (39 barras) e o sistema de 230 kV da CEEE - Companhia Estadual de Energia Elétrica S.A. (55 barras).
Keywords: SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA - CONTROLE
POTÊNCIA
LÓGICA DIFUSA
ENERGIA ELÉTRICA - TRANSMISSÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Citation: PAVÃO, Rafael Kubiça. Avaliação de uma estratégia de controle secundário de tensão utilizando seleção de barras piloto e áreas de controle através de lógica fuzzy. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3015
Issue Date: 30-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
385614.pdfTexto Completo1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.