Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2981
Document type: Dissertação
Title: O impacto do crescimento do segmento de mercado rural de energia elétrica no sistema eletro-energético da CEEE : enfoque oferta x demanda no litoral sul
Author: Raposo, Carlos Eduardo Ferreira 
Advisor: Pereira, Luis Alberto
Abstract (native): O principal objetivo deste trabalho foi estimar o impacto de ações de GLD na transmissão e distribuição de energia elétrica em uma região localizada no sul do Brasil. O presente estudo foi baseado em dados coletados dos maiores consumidores do litoral sul do estado do Rio Grande do Sul. Estes dados mostraram que a carga de maior impacto para região tem origem no bombeamento de água usado na lavoura de arroz irrigado, comum na região. Baseado em várias características desta carga específica foram propostas e avaliadas ações de GLD que mostraram: melhoria na confiabilidade de fornecimento, redução nos investimentos futuros para expansão do sistema, postergação na instalação de novas subestações, energia economizada e redução na demanda de ponta. As analises das ações de GLD foram baseadas nos resultados obtidos em ações da mesma natureza em outras regiões do Rio Grande do Sul. Baseado nos principais valores obtidos com estas ações, foi possível estimar a quantidade de energia economizada, demanda reduzida e seus custos associados. Estes valores calculados são apresentados em uma base individual por alimentador e subestação do sistema elétrico estudado. O estudo conclui que as ações de GLD permitiriam reduzir 12,22 MW de demanda durante o horário de ponta do sistema. Além disso, possibilitaria em torno de 21.783,61 MWh de energia economizada por ano, levando em consideração somente os levantes hidráulicos da região. Estes resultados foram comparados com os custos de ações de expansão na oferta de energia que aproveitariam as potencialidades da região, como a implantação de uma usina eólica, por exemplo. Considerando que em geral a ponta da curva de carga do sistema elétrico é atendida por um mercado marginal de energia, os investimentos na expansão do sistema podem tornar-se cada vez mais onerosos quanto menor for o fator de carga da demanda atendida, devido à demora no retorno do investimento. Sob este aspecto, este trabalho mostra que ações de GLD podem ter um efeito positivo na curva de carga diária do sistema elétrico, modelando a mesma, otimizando o fator de carga.
Keywords: ENGENHARIA ELÉTRICA
ENERGIA ELÉTRICA - CONSERVAÇÃO
ENERGIA ELÉTRICA - GERENCIAMENTO
DEMANDA
OFERTA E PROCURA
RIO GRANDE DO SUL - LITORAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Citation: RAPOSO, Carlos Eduardo Ferreira. O impacto do crescimento do segmento de mercado rural de energia elétrica no sistema eletro-energético da CEEE : enfoque oferta x demanda no litoral sul. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2981
Issue Date: 29-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400272.pdfTexto Completo1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.