Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2978
Document type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de um exercitador lombar automático microcontrolado na prevenção da lombalgia relacionada à postura sentada
Author: Kleinowski, Airton Luis 
Advisor: Russomano, Thais
Abstract (native): A dor lombar ou lombalgia tem sido considerada uma das alterações músculoesqueléticas mais comuns nas sociedades industrializadas, a qual limita o trabalho, principalmente em indivíduos com menos de 45 anos de idade. Acredita-se que 80 % da população mundial teve ou terá um episódio de lombalgia em algum período da vida. A maior parte dessas dores são causadas por problemas musculares, em geral por retrações de músculos devido à má postura, esforço físico, movimentos repetitivos feitos de maneira inadequada e predisposição genética. A postura sentada, inerente a diversas profissões, como pilotos de avião, motoristas, atendentes de call center e ainda atividades escolares e domésticas, tem sido apontada também como fator causal para a lombalgia mecânica. Esta postura determina um menor gasto energético, quando comparada à postura em pé, mas se mantida por longos períodos, sobrecarrega estruturas passivas da coluna lombar (ligamentos, cápsula articular, fáscias e disco intervertebral), que são ricas em nociceptores, provocando dor. Exercícos passivos ou ativos neste segmento estimulam mecanoceptores que inibem os nociceptores, prevenindo e controlando a lombalgia mecânica. Objetivo - Este estudo objetivou desenvolver um protótipo que realize movimentos passivos ritmados da coluna lombar na postura sentada de forma automática, utilizando-se de recursos e conhecimentos da engenharia mecatrônica, biomecânica e saúde humana. Método - Como base, foi utilizado um apoio lombar com componente inflável disponível no mercado, sendo agregado a este, recursos eletromecânicos, pneumáticos e de informática. O ELAM, Exercitador Lombar Automático Microcontrolado, foi desenvolvido no Centro de Microgravidade da PUCRS. Resultados - O protótipo ELAM proporciona movimentos ritmados e controlados de forma automática pelo sistema gerenciador para a coluna lombar na postura sentada. É de fácil manuseio, portátil de custo baixo. Poderá ser utilizado sem restrição por qualquer pessoa que adote a postura sentada por longos períodos e que queira prevenir ou controlar a lombalgia mecânica.
Keywords: BIOMECÂNICA
POSTURA
COLUNA VERTEBRAL
DOR LOMBAR
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Citation: KLEINOWSKI, Airton Luis. Desenvolvimento de um exercitador lombar automático microcontrolado na prevenção da lombalgia relacionada à postura sentada. 2007. 10 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2978
Issue Date: 4-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
397529.pdfTexto Parcial108.75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.