Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Marcelo Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423417Z1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pich, Roberto Hofmeister | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737862E1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:55:10Z | - |
dc.date.available | 2011-10-03 | - |
dc.date.issued | 2011-08-12 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876 | - |
dc.description.resumo | Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saber | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433745.pdf: 474858 bytes, checksum: 4971c051eb23ffabc971bb06f3de1dcd (MD5) Previous issue date: 2011-08-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11984/433745.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | FILOSOFIA MEDIEVAL | por |
dc.subject | AGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | MEMÓRIA | por |
dc.subject | INTELIGÊNCIA | por |
dc.subject | VONTADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
433745.pdf | Texto Completo | 463,73 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.