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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Besen, João Carlos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164881H6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ricardo Timm de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760725Y7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:54:58Z | - |
dc.date.available | 2009-04-14 | - |
dc.date.issued | 2008-11-15 | - |
dc.identifier.citation | BESEN, João Carlos. Natureza, arte, razão : um ensaio sobre a pedagogia estética na obra de F. Schiller. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2814 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho abordamos, na obra de F. Schiller, a reflexão estética da arte e do belo. Saber e conhecer, sentimento e princípios, matéria e forma, sentir e pensar, são constituintes do homem em igualdade e medida, segundo Schiller, e constituem aqui o foco principal de nosso interesse. A arte e o belo relacionam-se intimamente no homem físico e moral. O impulso sensível e formal equilibram-se em unidade no impulso da beleza, lúdico e arte. A beleza por si só seria suficiente para tirá-lo do estado natural e do estado passivo, ao que o belo leva-o a fruição e ao jogo. Afiança Schiller que, nele, o jogo suporta o fundamento da sua reflexão filosófica. No impulso estético, os impulsos vitais implicam-se e fundam-se a um só tempo no ânimo e no pensamento, na forma livre das coações externas. Não obstante a vontade, querer e fazer implicam-se na reciprocidade estética, na conquista da autonomia e da liberdade do fazer-se humano e suas lides | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:54:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411013.pdf: 564182 bytes, checksum: c4b1a24a95bad17c417660dc3fd51af8 (MD5) Previous issue date: 2008-11-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11803/411013.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ESTÉTICA (FILOSOFIA) | por |
dc.subject | SCHILLER, FRIEDRICH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESTÉTICA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | Natureza, arte, razão : um ensaio sobre a pedagogia estética na obra de F. Schiller | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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411013.pdf | Texto Completo | 550,96 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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