Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2797
Document type: Dissertação
Title: A reestruturação da eticidade : a atualização do conceito hegeliano de eticidade na teoria do reconhecimento de Axel Honneth
Author: Melo, Filipe Augusto Barreto Campello de 
Advisor: Luft, Eduardo
Abstract (native): O trabalho tem como objetivo encontrar na teoria de Axel Honneth uma proposta de atualização do conceito hegeliano de eticidade (Sittlichkeit), reestruturado a partir de um modelo assentado em esferas comunicativas de reconhecimento. Situado no quadro teórico que se configura entre Hegel e Honneth, tem-se em vista precisar a caracterização que o conceito hegeliano de eticidade adquire no tratamento contemporâneo. O desenvolvimento da argumentação será desdobrado em três partes. Inicialmente, apresentam-se as linhas gerais que permeiam a idéia original de Hegel do vínculo entre reconhecimento e eticidade. Em seguida, expõe-se a literatura crítica acerca de problemas da abordagem hegeliana, visando expor a plausibilidade da atualização da eticidade a partir da revisão do conceito hegeliano de espírito e do tratamento especulativo do reconhecimento. A terceira parte discute a reatualização de Hegel na teoria de Honneth, na qual é apresentada, num primeiro momento, a exposição do modelo de eticidade proposto por Honneth em Luta por Reconhecimento. Procura-se sustentar que a teoria de Honneth, ao propor uma gramática moral dos conflitos sociais, propicia uma consistente articulação entre a intuição original de Hegel de eticidade e o estabelecimento de uma base mais sólida proporcionada pela inflexão empírica, no marco de um projeto de atualização que busca adaptar a proposta de Hegel às exigências do pensamento pós-metafísico. Num segundo momento, é apresentada a proposta honnethiana de atualização da Filosofia do Direito de Hegel, cuja perspectiva é orientada para a remodelação do conteúdo normativo das esferas da eticidade. A partir da discussão da teoria de Honneth, esta análise tem em vista indicar novas possibilidades de retorno a Hegel, relido a partir de novos padrões conceituais.
Keywords: FILOSOFIA MODERNA
HEGEL, GEORG WILHELM FRIEDRICH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
HONNETH, AXEL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
RECONHECIMENTO (FILOSOFIA)
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: MELO, Filipe Augusto Barreto Campello de. A reestruturação da eticidade : a atualização do conceito hegeliano de eticidade na teoria do reconhecimento de Axel Honneth. 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2797
Issue Date: 30-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
406253.pdfTexto Completo889.38 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.