Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/277
Document type: Dissertação
Title: Microdermatografia do estrato córneo das escamas de Pseudoboini Jenner e Dowling, 1985 (serpentes, colubridae, xenodontinae)
Author: Ribeiro, Síria Lisandra de Barcelos 
Advisor: Lema, Thales de
Abstract (native): Foram analisadas microscopicamente amostras de estratos córneos de escamas dorsais de 205 espécimes de Pseudoboini Jenner e Dowling, 1985 e Tropidodryas Fitzinger, 1843, e estratos epidérmicos de Philodryas patagoniensis (Girard, 1857). O objetivo deste estudo foi verificar a existência de variação na micro-ornamentação de diferentes tipos de escamas, e descrever os padrões microdermatográficos dos estratos epidérmicos (P. patagoniensis) e a micro-ornamentação dos diferentes táxons de Pseudoboini. Com base nos resultados obtidos, pode-se fazer as seguintes afirmações quanto às variações da micro-ornamentação dos estratos córneos de Pseudoboini: a) varia em cinco porções da escama: mediana, apicilar (posterior), lateral, basal (anterior) e fossetas apicilares; b) varia em diferentes regiões do tronco e nos diferentes tipos de escama; c) não apresenta variação ontogenética, exceto nas fossetas; d) não apresenta dimorfismos sexual. Nos estratos epidérmicos de P. patagoniensis observou-se ausência de ornamentação no estrato profundo da epiderme e variação microdermatográfica entre o estrato córneo e a exúvia. A micro-ornamentação do estrato córneo das escamas de espécies de Pseudoboini apresentou na porção mediana padrão equinado, diferindo entre os táxons em: rebaixado e proeminente (proeminente pseudocristado, proeminente pseudopapilado e proeminente pregueado). Na porção apicilar manteve-se o padrão equinado, com projeções mais dispersas e menos saliente em relação ao substrato, caracterizando o padrão rebaixado. Na porção basal observou-se padrão equinoreticulado, variando irregularmente entre os táxons. Nas fossetas as ornamentações mostraram-se muito variáveis, não havendo um padrão específico. A micro-ornamentação do estrato córneo de Pseudoboini apresentou poucas variações, inter-genéricas e inter-específicas significativas.
Keywords: SERPENTES
HERPETOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citation: RIBEIRO, Síria Lisandra de Barcelos. Microdermatografia do estrato córneo das escamas de Pseudoboini Jenner e Dowling, 1985 (serpentes, colubridae, xenodontinae). 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/277
Issue Date: 23-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
383110.pdfTexto Completo13.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.