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dc.creatorDockhorn, Denis Marcelo Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738446D6por
dc.contributor.advisor1Padilha, Dalva Maria Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784852D0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:54:20Z-
dc.date.available2007-09-04-
dc.date.issued2007-01-19-
dc.identifier.citationDOCKHORN, Denis Marcelo Carvalho. A revolução dos mutilados : a história dos idosos que se propuseram a aprender para ensinar crianças sobre saúde bucal. 2007. 68 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2765-
dc.description.resumoEsta pesquisa é um Estudo de Caso, realizado através de uma abordagem qualitativa com enfoque compreensivo e explicativo, tendo como base a observação participante, apresentada como informe escrito na primeira pessoa do singular, narrando o processo de capacitação de um grupo de idosos para trabalho em saúde bucal, de maneira a refletir sobre o processo ideológico, sobre as formas que os idosos utilizaram para desenvolver temas sobre saúde bucal e sobre a inserção do idoso na abstração saúde bucal como mercadoria com que se posiciona na estrutura do modo de produção capitalista e o trabalho de velhos que não têm mais dentes ensinando crianças com dentes. A sensibilização dos idosos para intervir em educação e promoção em saúde, com ênfase na abordagem em relação a autocuidado, dieta e higiene bucal encontrou respaldo em suas metas motivacionais. Estereótipos como o de que velhos devem ser comportados avozinhos puderam ser esclarecidos. Houve a escolha de formas próprias para desenvolver temas como aconselhamento sobre hábitos saudáveis; no grupo estudado estas formas eram sempre de conformismo e submissão e houve a opção por utilizar material não elaborado pelo grupo. A boca social deste grupo de idosos mostrou-se como consumida pela existência como trabalhadores de baixo salário e consumidora ávida de serviços protéticos. O trabalho de ensinar crianças fez-se real, não como educadores em saúde em sentido restrito, mas como contadores de histórias com temas sobre como conduzir a vida. Os encontros, tanto do grupo apenas e com crianças, resultavam em rodas de conversa que abordavam experiências de vida e comportamentos de submissão e conformismo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393939.pdf: 940312 bytes, checksum: b4f0ca5dae9cb64b9cc1d034030c75ef (MD5) Previous issue date: 2007-01-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11372/393939.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentInstituto de Geriatria e Gerontologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGERONTOLOGIApor
dc.subjectGERIATRIApor
dc.subjectSAÚDE BUCALpor
dc.subjectODONTOLOGIA GERIÁTRICApor
dc.subjectCRIANÇAS - CUIDADO E HIGIENEpor
dc.subjectIDOSOSpor
dc.subjectPROMOÇÃO DA SAÚDEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleA revolução dos mutilados : a história dos idosos que se propuseram a aprender para ensinar crianças sobre saúde bucalpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

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