Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2764
Tipo do documento: Tese
Título: A equipe de enfermagem e sua interação com idosos internados em hospitais gerais
Autor: Leite, Marinês Tambara 
Primeiro orientador: Gonçalves, Lucia Hisako Takase
Resumo: Introdução: O envelhecimento humano tem causado impacto na sociedade especialmente no sistema de saúde. A equipe de enfermagem é a responsável pelo cuidado de idosos internados, devendo possuir conhecimentos, habilidades e desejar atuar com este grupo etário. Objetivos: Identificar e analisar o contexto geográfico e socioeconômico da região de abrangência da 17ª CRS/SES/RS, a formação e o processo interacional dos profissionais da equipe de enfermagem no processo de cuidar de pessoas idosas no espaço hospitalar. Métodos: Pesquisa interpretativa, descritiva analítica, desenvolvida nos hospitais da região de abrangência da 17ª CRS/SES/RS. Participaram 15 enfermeiros, 40 técnicos e 19 auxiliares de enfermagem, que aceitaram realizar entrevista. Os dados numéricos foram analisados por meio de estatística descritiva inferencial e as informações subjetivas à luz do interacionismo simbólico. Resultados: O estudo evidenciou que o cuidar/cuidado de pessoas idosas constitui uma construção social, em que há padrões no discurso simbólico dos profissionais de enfermagem, resultado da interação com idosos internados. O tema central interconecta-se a duas categorias de análise: uma versa sobre a construção de significados a partir da interação social com idosos e a segunda a partir do cuidado a idosos no espaço hospitalar. Os profissionais ao interagir com idosos constroem símbolos positivos, refletindo no modo de cuidar de gerontes durante a hospitalização. O cuidado de enfermagem inclui: diálogo, saber ouvir, segurança, valorização das queixas e apoio dos familiares. Conclusão: A vivência interacional dos profissionais da equipe de enfermagem no processo de cuidar de idosos no hospital requer conhecimentos do processo de envelhecimento, políticas de atenção, prevenção de incapacidades, promoção do envelhecer saudável e tratamento de morbidades e reabilitação, visando um pensar e fazer da enfermagem gerontogeriátrica um novo modo de exercer sua práxis.
Palavras-chave: GERIATRIA
GERONTOLOGIA
ENFERMAGEM GERIÁTRICA
ENVELHECIMENTO
HOSPITALIZAÇÃO
RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: LEITE, Marinês Tambara. A equipe de enfermagem e sua interação com idosos internados em hospitais gerais. 2007. 177 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2764
Data de defesa: 25-Mai-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
391993.pdfTexto Completo815,18 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.