Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2656
Document type: Dissertação
Title: Dimensões personalidade, qualidade de vida e depressão em idosas da universidade para terceira idade (UNITI/UFRGS)
Author: Irigaray, Tatiana Quarti 
Advisor: Schneider, Rodolfo Herberto
Abstract (native): Introdução: Os aspectos de personalidade e o engajamento em atividades sociais têm sido apontados como fatores que podem contribuir para o desenvolvimento ou não de patologias em idosos, bem como influenciar na conquista de uma boa qualidade de vida na velhice. Objetivos: O presente estudo deu origem a dois artigos, cada um com a sua proposta. O artigo 1 teve como objetivo geral investigar a relação entre dimensões de personalidade, qualidade de vida e depressão em idosas da Universidade para Terceira Idade (UNITI/UFRGS), e os seguintes objetivos específicos: avaliar dimensões gerais de personalidade, intensidade e prevalência de sintomatologia depressiva e aspectos de qualidade de vida na amostra estudada. O artigo 2 teve como objetivo examinar a relação entre o tempo de participação na UNITI e os aspectos de personalidade, a depressão e a qualidade de vida de idosas. Métodos: Os dois estudos tiveram delineamento transversal, com a participação total de 103 idosas, com idade entre 60 e 86 anos e escolaridade mínima de sete anos de estudo. A coleta de dados foi realizada na Universidade para Terceira Idade (UNITI/UFRGS), e o processo de amostragem foi o de conveniência. Todas as participantes preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, a partir daí, foram convidadas a responder a respeito de informações sociodemográficas, fatores de personalidade (IFP), qualidade de vida (WHOQOL-bref) e depressão (GDS). Resultados: O artigo 1 mostrou que as idosas, de modo geral, apresentaram características medianas para todos os fatores de personalidade, tendo como dimensões mais referidas a alta deferência e baixa agressão. Por meio de uma análise de clusters para os fatores do IFP, foi observada a presença de dois grupos com características distintas de personalidade: um mais preocupado com os outros e outro mais voltado para si. Embora ambos os grupos não tenham preenchido critérios para depressão, ocorreu uma diferença significativa no escore da GDS, em que o grupo mais preocupado com os outros apresentou maior intensidade de sintomatologia depressiva. O artigo 2 sugeriu que o tempo de participação na UNITI superior a um ano está associado à melhor percepção de qualidade de vida nos domínios físico, psicológico e relacionamentos sociais e à menor intensidade de sintomas depressivos entre as idosas participantes. Conclusões: O estudo aponta para uma 8 associação entre dimensões de personalidade, qualidade de vida e depressão em idosas. Observou-se também uma relação entre tempo de participação na UNITI, percepção de qualidade de vida e intensidade de sintomas depressivos, ou seja, quanto maior o tempo de participação, melhor a percepção de qualidade de vida nos domínios físico, psicológico e relacionamentos sociais e menor a intensidade de depressão.
Keywords: IDOSOS - EDUCAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA
ENVELHECIMENTO - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
ENVELHECIMENTO - ASPECTOS SOCIAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citation: IRIGARAY, Tatiana Quarti. Dimensões personalidade, qualidade de vida e depressão em idosas da universidade para terceira idade (UNITI/UFRGS). 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2656
Issue Date: 18-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
386569.pdfTexto Completo830.51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.