Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2654
Document type: Dissertação
Title: Evolução clínica e funcional de pacientes com esclerose lateral amiotrófica e a eficácia do treinamento respiratório domiciliar com pep-garrafa
Author: Deon, Pedro Henrique 
Advisor: Silva Filho, Irenio Gomes da
Abstract (native): Introdução: A esclerose lateral amiotrófica é uma doença ne² egenerativa progressiva e fatal, que se manifesta com maior incidência na 6ª e 7ª décadas de vida. Objetivos: Estudar o perfil epidemiológico, a progressão das alterações clínicas e funcionais e a eficácia do treinamento domiciliar respiratório com PEP-Garrafa em pacientes portadores de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Métodos: Estudo de coorte descritivo e analítico e ensaio clínico controlado. A amostra é composta por 23 pacientes portadores de ELA, sendo 10 pacientes idosos (média de idade: 70,4 ± 8,7) e 13 pacientes não idosos (média de idade: 44,9 ± 9,0), acompanhados pelo ambulatório de doenças neuromusculares do Hospital São Lucas da PUCRS no período de agosto de 2008 a dezembro de 2010, Os resultados descritos abordam as alterações clínicas e funcionais nos pacientes com ELA, comparando as diferenças entre os pacientes idosos e não idosos submetidos aos seguintes parâmetros: reflexos miotendinosos, força muscular, presença de espasticidade, presença de fasciculações, Fatigue severity scale (FSS), Amyotrophic Lateral Sclerosis Functional Rating Scale (ALSFRS), pressão inspiratória máxima (PIM) e pressão expiratória máxima (PEM). Também foi analisada eficácia do treinamento domiciliar respiratório com PEP-Garrafa em comparação a um grupo controle. Resultados e Conclusões: O estudo sugere que a ELA se manifesta de forma mais agressiva nos não idosos comparados com os idosos. Todas as variáveis, independente de ser oriundo do primeiro neurônio motor, segundo neurônio motor ou de níveis bulbares são mais presentes e com manifestação mais intensa nos não idosos. Apesar de visualizar que o idoso possui uma sobrevida inferior ao não idoso, aparentemente o idoso portador de ELA convive com menos debilidade funcional. Já os resultados referentes à utilização da PEP- Garrafa foi observada uma melhor evolução da PEM, em comparação aos indivíduos que não utilizaram, sugerindo um melhor desempenho ventilatório.
Keywords: MEDICINA
GERONTOLOGIA
NEUROLOGIA
ESCLEROSE MÚLTIPLA
TERAPIA RESPIRATÓRIA
IDOSOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citation: DEON, Pedro Henrique. Evolução clínica e funcional de pacientes com esclerose lateral amiotrófica e a eficácia do treinamento respiratório domiciliar com pep-garrafa. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2654
Issue Date: 27-Jun-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433313.pdfTexto Completo983.36 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.