Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2654
Tipo do documento: Dissertação
Título: Evolução clínica e funcional de pacientes com esclerose lateral amiotrófica e a eficácia do treinamento respiratório domiciliar com pep-garrafa
Autor: Deon, Pedro Henrique 
Primeiro orientador: Silva Filho, Irenio Gomes da
Resumo: Introdução: A esclerose lateral amiotrófica é uma doença ne² egenerativa progressiva e fatal, que se manifesta com maior incidência na 6ª e 7ª décadas de vida. Objetivos: Estudar o perfil epidemiológico, a progressão das alterações clínicas e funcionais e a eficácia do treinamento domiciliar respiratório com PEP-Garrafa em pacientes portadores de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Métodos: Estudo de coorte descritivo e analítico e ensaio clínico controlado. A amostra é composta por 23 pacientes portadores de ELA, sendo 10 pacientes idosos (média de idade: 70,4 ± 8,7) e 13 pacientes não idosos (média de idade: 44,9 ± 9,0), acompanhados pelo ambulatório de doenças neuromusculares do Hospital São Lucas da PUCRS no período de agosto de 2008 a dezembro de 2010, Os resultados descritos abordam as alterações clínicas e funcionais nos pacientes com ELA, comparando as diferenças entre os pacientes idosos e não idosos submetidos aos seguintes parâmetros: reflexos miotendinosos, força muscular, presença de espasticidade, presença de fasciculações, Fatigue severity scale (FSS), Amyotrophic Lateral Sclerosis Functional Rating Scale (ALSFRS), pressão inspiratória máxima (PIM) e pressão expiratória máxima (PEM). Também foi analisada eficácia do treinamento domiciliar respiratório com PEP-Garrafa em comparação a um grupo controle. Resultados e Conclusões: O estudo sugere que a ELA se manifesta de forma mais agressiva nos não idosos comparados com os idosos. Todas as variáveis, independente de ser oriundo do primeiro neurônio motor, segundo neurônio motor ou de níveis bulbares são mais presentes e com manifestação mais intensa nos não idosos. Apesar de visualizar que o idoso possui uma sobrevida inferior ao não idoso, aparentemente o idoso portador de ELA convive com menos debilidade funcional. Já os resultados referentes à utilização da PEP- Garrafa foi observada uma melhor evolução da PEM, em comparação aos indivíduos que não utilizaram, sugerindo um melhor desempenho ventilatório.
Palavras-chave: MEDICINA
GERONTOLOGIA
NEUROLOGIA
ESCLEROSE MÚLTIPLA
TERAPIA RESPIRATÓRIA
IDOSOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: DEON, Pedro Henrique. Evolução clínica e funcional de pacientes com esclerose lateral amiotrófica e a eficácia do treinamento respiratório domiciliar com pep-garrafa. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2654
Data de defesa: 27-Jun-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
433313.pdfTexto Completo983,36 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.