Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2628
Document type: Dissertação
Title: Repercussão sobre a qualidade de vida e funcionalidade de idosos com osteoartrite submetidos à artroplastia de quadril
Author: Batista, Caroline 
Advisor: Schneider, Rodolfo Herberto
Abstract (native): A osteoartrite (OA) é a causa mais comum de dor musculoesquelética em idosos e acarreta uma redução progressiva da mobilidade e redução da capacidade funcional. A artroplastia de quadril tem sido apontada como um tratamento efetivo, principalmente quando a OA compromete a qualidade de vida (QV) e a funcionalidade dos indivíduos, podendo gerar dependência. O presente estudo teve como objetivo caracterizar uma população de idosos com OA de quadril e verificar o impacto da artroplastia de quadril sobre a QV e funcionalidade desse grupo. Para isso foi realizado um estudo de coorte com 30 idosos que realizaram cirurgia de artroplastia de quadril primária por OA em um serviço de ortopedia e traumatologia de um hospital universitário do Sul do Brasil no período de um ano. No pré-operatório e dois meses após o procedimento cirúrgico foram aplicados o Questionário Genérico de Qualidade de Vida Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) e o Índice de Atividades Básicas de Vida Diária de Katz. As variáveis contínuas foram analisadas pelo teste t-student para amostras pareadas e as categóricas pelo teste do qui-quadrado de McNemar. Os dados foram analisados através do programa SPSS versão 17.0. A amostra foi composta por 16 (53,3%) idosos do gênero masculino e 14 (46,7%) do gênero feminino. As idades variaram de 60 a 84 anos com uma média de 67,5 ± 7,3 anos. Em relação ao grau de instrução, 60% dos idosos tinham ensino fundamental incompleto. Quanto ao Índice de Massa Corporal (IMC), 40,0% dos idosos apresentaram sobrepeso. Referente a tratamentos prévios à cirurgia para OA, 40,0% dos idosos responderam ter realizado tratamento medicamentoso e 33,3% não tentaram nenhum tipo de tratamento antes da cirurgia. A grande maioria dos respondentes (80,0%) indicou a dor como principal motivo para realizar a artroplastia. Metade da amostra (50,0%) marcou seu estado de saúde como muito ruim antes da cirurgia. Houve uma associação estatisticamente significativa entre quedas e medicações utilizadas por dia (p=0,033), sendo que o número de quedas aumenta à medida que o idoso utiliza mais medicações. No Questionário de Qualidade de Vida SF-36 houve uma melhora (p<0,001) nos domínios dor, limitação física, aspectos sociais, capacidade funcional, saúde mental e vitalidade. Com relação ao Índice de Atividades Básicas de Vida Diária de Katz, houve um aumento no percentual de independência no período pós-operatório de 60% para 96,7% e uma diminuição significativa no de dependência parcial de 36,7% para 3,3%, (p=0,001). A artroplastia de quadril contribuiu para a melhora em diversos domínios da QV e na funcionalidade em um grupo de idosos com OA.
Keywords: MEDICINA
GERONTOLOGIA
QUALIDADE DE VIDA
OSTEOARTRITE
ARTROPLASTIA
ESTUDOS DE COORTES
IDOSOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citation: BATISTA, Caroline. Repercussão sobre a qualidade de vida e funcionalidade de idosos com osteoartrite submetidos à artroplastia de quadril. 2010. 21 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2628
Issue Date: 16-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
427709.pdfTexto Parcial326.34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.