Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2599
Tipo do documento: Dissertação
Título: Eletroestimulação do nervo tibial no tratamento da incontinência urinária de urgência em idosas
Autor: Schreiner, Lucas 
Primeiro orientador: Silva Filho, Irenio Gomes da
Resumo: A freqüência de incontinência urinária feminina aumenta com a idade. Devido à incapacidade que provoca e os riscos e complicações do tratamento cirúrgico, é de grande importância o desenvolvimento de estratégias terapêuticas não-invasivas, especialmente para a população idosa. O objetivo deste estudo foi examinar a eficácia da eletroestimulação transcutânea do nervo tibial para o tratamento de incontinência urinária de urgência em idosas. Foi realizado um ensaio clínico randomizado com 51 mulheres idosas (> 60 anos) com incontinência urinária por urgência. Todas foram tratadas com 12 semanas de retreinamento vesical e exercícios de reforço da musculatura do assoalho pélvico, sendo que 25 foram selecionados aleatoriamente para receber também a estimulação elétrica. Os casos foram avaliados pelo diário miccional de 3 dias, o Kings Health Questionnaire (escala de qualidade de vida relacionada a incontinência), o International Consultation on Incontinence Questionnaire Short Form (ICIQ-SF) e dados clínicos. A população em estudo tinha uma idade média de 68 anos, cerca de metade tinha parceiro, 61% tiveram tratamento prévio e 76,5% tinham incontinência aos esforços associada. As características clínicas, o número de perdas urinárias e a qualidade de vida antes do tratamento foram semelhantes entre os grupos. Ambos os grupos apresentaram melhora significativa no ICIQ-SF, na maioria dos domínios do Kings Health Questionnaire, e na urge-incontinência relatada no diário miccional. No entanto, houve melhora significativamente superior no grupo tratado com eletroestimulação. Os domínios do Kings Health Questionnaire que apresentaram diferenças significativas entre os grupos foram: impacto da incontinência, limitações nas atividades diárias, limitações físicas, emoções, sono/energia, e medidas de gravidade. Foi observado em nosso estudo que a eletroestimulação transcutânea do nervo tibial é eficaz no tratamento da incontinência urinária de urgência em mulheres idosas. Esta terapêutica deve ser considerada uma boa alternativa no tratamento de idosas.
Palavras-chave: GERIATRIA
GERONTOLOGIA
GERONTOLOGIA BIOMÉDICA
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
INCONTINÊNCIA URINÁRIA
TERAPIA POR ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA
QUALIDADE DE VIDA
MULHERES - TERCEIRA IDADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: SCHREINER, Lucas. Eletroestimulação do nervo tibial no tratamento da incontinência urinária de urgência em idosas. 2009. 61 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2599
Data de defesa: 23-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413472.pdfTexto Completo840,65 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.