Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2572
Document type: Tese
Title: Domínios de qualidade de vida e capacidade para a tomada de decisão em idosos participantes de grupos da terceira idade
Author: Celich, Kátia Lilian Sedrez 
Advisor: Goldim, José Roberto
Abstract (native): A capacidade do idoso para a tomada de decisão alicerçado no seu desenvolvimento psicológico-moral é um construto imprescindível no processo de envelhecimento, estando relacionado aos domínios de qualidade de vida. Diante deste entendimento, este estudo teve como objetivo: Avaliar a capacidade de tomada de decisão e a qualidade de vida em idosos participantes de grupos da terceira idade no município de Erechim/RS. Foi realizado um estudo transversal em uma amostra de 670 idosos e uma pesquisa qualitativa em um grupo de 12 idosas, coordenadoras destes grupos. As idades variaram de 60 a 93 anos, com média de 70,4 anos e desvio padrão de 7,3 anos. A amostra foi composta por 88,7% de mulheres e de apenas 11,3% de homens. Em relação à escolaridade, 70,4% dos participantes não completaram o ensino fundamental, e apenas 2,1% tinham o ensino superior completo. O desenvolvimento psicológico-moral dos participantes do estudo situou-se entre os níveis impulsivo e autônomo, com predominância do nível conformista. Fato que, demonstra que a maioria dos idosos tem capacidade para tomar decisão no seu melhor interesse. Os seis domínios de qualidade de vida avaliados tiveram resultados semelhantes entre si. Na avaliação qualitativa foram identificados os aspectos que contribuem na qualidade do envelhecer, e os significados destes, na perspectiva dos idosos, tais como: aposentadoria digna, relacionamentos como mediações sociais importantes, a família, saúde física e mental, liberdade de gerenciar a própria vida, espiritualidade, a necessidade de políticas governamentais. A maioria dos participantes da amostra apresentou características adequadas ao processo de envelhecimento e sugeriram medidas que possibilitem o seu aprimoramento.
Keywords: GERONTOLOGIA
GERIATRIA
ENVELHECIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
TOMADA DE DECISÕES
IDOSOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citation: CELICH, Kátia Lilian Sedrez. Domínios de qualidade de vida e capacidade para a tomada de decisão em idosos participantes de grupos da terceira idade. 2008. 107 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2572
Issue Date: 15-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
405317.pdfTexto Completo412.97 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.