Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2563
Document type: Dissertação
Title: A concepção de envelhecimento que permeia os processos de ensino e aprendizagem nas oficinas de elaboração de homepages
Author: Glock, Sílvio Soibelmann 
Advisor: Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e
Abstract (native): O presente trabalho objetivou analisar as concepções de envelhecimento manifestadas por idosos que freqüentam as Oficinas de Inclusão Digital (15), que integram um Projeto Matriz de Pesquisa oferecido pela PUCRS, desenvolvido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia em parceria com a Faculdade de Educação da PUCRS. Para tanto, idosos voluntários socialmente ativos, que participam das oficinas pedagógicas, foram instrumentalizados para o uso da informática na elaboração de homepages, para que pudessem se valer delas para projetar no universo virtual, sua capacidade de expressar sua produção intelectual. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa de cunho interpretativo, utilizando-se principalmente as idéias de Kachar (2003), Kahn e Antonucci (1980), Neri (1991) e Tapia (1999). Os dados foram coletados pela análise das homepages elaboradas pelos participantes, sendo utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2004) para identificar as categorias que permeiam as concepções de envelhecimento que os idosos registraram na homepage individual. A partir das análises de suas concepções constatou-se a presença das categorias biológica, psicossociocultural e educacional (aprendizagem). O computador se revelou também como instrumento com potencial para valorização social. Idosos participantes mencionaram que voltaram a se sentir úteis ao próximo, afirmando que o computador lhes permitiu o retorno à atividade produtiva e a vislumbrar novas perspectivas para o seu futuro. Conclui-se, pois, que o domínio da informática, na época atual, pode ser considerado uma ferramenta também com potencial para a valorização e reinserção social para idosos.
Keywords: ENVELHECIMENTO
INCLUSÃO DIGITAL
WEB SITES - ASPECTOS SOCIAIS
OFICINAS PEDAGÓGICAS
GERONTOLOGIA
IDOSOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citation: GLOCK, Sílvio Soibelmann. A concepção de envelhecimento que permeia os processos de ensino e aprendizagem nas oficinas de elaboração de homepages. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2563
Issue Date: 13-Jul-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
402606.pdfTexto Completo726.65 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.