Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2559
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepção de envelhecimento de um idoso autor : um estudo de caso
Autor: Ferreira, Anderson Jackle 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: O estudo trata da concepção de envelhecimento que permeia o material instrucional construído por um idoso, que participa de oficinas de inclusão digital oferecidas pela Universidade. Este material instrucional teve como tema o envelhecimento e será utilizado como base para a elaboração de um software educacional. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa e de intervenção, utilizando-se a estratégia Estudo de Caso (Yin, 2001). Os dados foram coletados por observação participante, análise interpretativa e semi-ótica do material instrucional e por validação comunicativa. Na concepção de envelhecimento do idoso autor, foram identificadas as dimensões: temporal, biológica, psicossocial, cultural e educacional. Implícita no trabalho também se fez presente a dimensão tecnológica. A partir de uma visão de globalidade, verificou-se que esta concepção atende a indicativos de uma perspectiva de complexidade pela consciência: da ambivalência do fenômeno (limitação e possibilidades), aspectos positivos e negativos; da existência e múltiplas dimensões, que interagem entre si, de desconhecimento e de incerteza em relação ao fenômeno envelhecimento; da presença do imaginário na concepção humana, da necessidade de qualidade de vida e de relação com o ambiente para um envelhecimento com sucesso
Palavras-chave: GERIATRIA
GERONTOLOGIA
IDOSOS - ATIVIDADES
ENVELHECIMENTO - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
INCLUSÃO DIGITAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: FERREIRA, Anderson Jackle. Concepção de envelhecimento de um idoso autor : um estudo de caso. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2559
Data de defesa: 29-Abr-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400389.pdfTexto Completo2,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.