Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2549
Tipo do documento: Dissertação
Título: Hábito dietético em doenças crônico degenerativas associadas ao envelhecimento : caracterização do perfil nutricional de um grupo de pacientes diabéticos residentes no município de Xangri-lá, Rio Grande do Sul
Autor: Daltoé, Luciane Maria 
Primeiro orientador: Vieira, José Luiz da Costa
Resumo: Introdução: Nos últimos anos, observa-se um aumento dramático na prevalência e incidência do Diabetes Melito tipo 2, tanto em países industrializados como naqueles em desenvolvimento. Isto tem sido observado especialmente em comunidades onde há erros alimentares assim como uma reduzida atividade física da população. Objetivo: Caracterizar os hábitos alimentares e dados antropométricos de um grupo de pacientes diabéticos do tipo 2 e compará-los com um grupo de controles não-diabéticos, pertencentes à comunidade do município de Xangri-Lá, RS. Material e Métodos: Foram selecionados pacientes adultos, com idade entre 45 e 80 anos, participantes do Programa de Saúde da Família do município. Participaram do estudo 100 pacientes (50 com diagnóstico prévio de diabetes do tipo 2 e 50 controles sem diabetes). Todos os pacientes foram avaliados em relação aos hábitos alimentares, composição de macronutrientes e micronutrientes e análise dos dados antropométricos. A comparação entre os pacientes diabéticos e os controles foi estratificada por gênero, utilizando ANOVA e qui-quadrado. Resultados: Dos 50 pacientes diabéticos, 14 eram homens (28%) e 36 mulheres (72%), enquanto nos não-diabéticos 3 eram homens (6%) e 47 mulheres (94%). A média do grupo com diabetes foi de 58,9 anos, enquanto no grupo controle 54,4 anos. A prevalência de obesidade, hipertensão e doenças reumáticas não foram estatisticamente diferentes entre os diabéticos e os controles em ambos os gêneros. Não houve qualquer diferença estatística significante entre o grupo de diabéticos e grupo controle em relação aos vários parâmetros analisados da ingestão de macronutrientes, micronutrientes e parâmetros antropométricos nos dois gêneros. Conclusão: Nesta amostra de pacientes a ingestão de micronutrientes e macronutrientes não foi diferente entre diabéticos e nãodiabéticos. Isto pode ter ocorrido por falta de poder estatístico. Outra possibilidade pode ser devido ao fato de os diabéticos já terem modificado de alguma forma sua dieta e hábitos alimentares pregressos.
Palavras-chave: GERIATRIA
GERONTOLOGIA
ENVELHECIMENTO
DIABETES MELLITUS
DIETA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: DALTOÉ, Luciane Maria. Hábito dietético em doenças crônico degenerativas associadas ao envelhecimento : caracterização do perfil nutricional de um grupo de pacientes diabéticos residentes no município de Xangri-lá, Rio Grande do Sul. 2006. 69 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2549
Data de defesa: 29-Set-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
384505.pdfTexto Completo343,3 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.