Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2546
Document type: Tese
Title: Em busca de um lugar ao sol : anseios políticos no contexto da imigração e da colonização alemã (Rio Grande do Sul - Século XIX)
Author: Witt, Marcos Antônio 
Advisor: Gertz, René Ernaini
Abstract (native): Este trabalho tem como objetivo principal analisar a forma pela qual os imigrantes alemães e seus descendentes se organizaram para se aproximar e participar da política no Rio Grande do Sul do século XIX. A pesquisa e posterior escrita da Tese ficaram centradas nos colonos alemães exponenciais, verificando-se quais foram os meios utilizados por esse grupo para chegar à política e ocupar espaços teoricamente não-destinados a eles. Quanto às categorias de espaço e tempo, a definição desses recortes esteve vinculada à circulação dos agentes históricos pesquisados. Com isso, houve a necessidade de se delimitar uma área que foi chamada de mega-espaço São Leopoldo-Litoral Norte do Rio Grande do Sul (SLLNRS), por onde as parentelas Diefenthäler e Voges estabeleceram vínculos de parentesco, amizade e negócio. No que se refere à cronologia, a chegada dos imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, em 1824, e a virada política da República, em 1889, serviram de marcos definidores para o recorte temporal. Para se realizar tal pesquisa, buscou-se metodologia que abrangesse um estudo de caso, o qual descortinou um mundo extremamente dinâmico no que se refere à busca pela participação política. Ainda sobre o desenvolvimento do trabalho, buscou-se vinculálo com a nova história política, a fim de analisar as relações entre um grupo de colonos alemães conceituados de exponenciais e as pequenas e médias chefias locais da sociedade hospedeira.
Keywords: RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA POLÍTICA
COLONIZAÇÃO ALEMÃ - RIO GRANDE DO SUL
IMIGRANTES ALEMÃES - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: WITT, Marcos Antônio. Em busca de um lugar ao sol : anseios políticos no contexto da imigração e da colonização alemã (Rio Grande do Sul - Século XIX). 2008. 428 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2546
Issue Date: 2-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
397526.pdfTexto Completo6.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.