Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Maximiliano Mazewski Monteiro de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559990P6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:48:27Z | - |
dc.date.available | 2007-07-27 | - |
dc.date.issued | 2007-07-06 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maximiliano Mazewski Monteiro de. Mandado adoptar :l ivros didáticos de História e Geografia do Rio Grande do Sul para as escolas elementares (1896-1902). 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2532 | - |
dc.description.resumo | Na perspectiva da história cultural e, especialmente, da história dos manuais escolares, o estudo analisa os livros didáticos de história e geografia do Estado do Rio Grande do Sul, distribuídos para o ensino elementar pelo governo castilhista (entre 1896 e 1902) - História do Rio Grande do Sul para o ensino cívico, de João Cândido Maia (1898); O Rio Grande do Sul para as escolas, de José Pinto da Fonseca Guimarães (1896) e Geographia do Estado do Rio Grande do Sul, de Henrique Martins (1898) -, quanto à produção e circulação, à materialidade, ao conteúdo, às referências bibliográficas, à biografia dos autores. Analisando uma ampla e diversificada série de documentos manuscritos e impressos sobre a Instrução Pública do RS, procurando informações relativas à adoção de livros didáticos. A pesquisa verifica também as interpretações da historiografia sul-riograndense para estes livros escolares. O estudo analisa os primeiros discursos sobre a situação da instrução pública no Estado, após a proclamação da República, que evidenciam a necessidade de obras didáticas sobre a história e a geografia do RS, porém inexistentes, para implementar os programas de ensino público. Para isso, nas atas de sessões do Conselho Escolar, analisou-se os debates entre os avaliadores de livros didáticos, a adoção oficial e a distribuição às salas de aula. Investiga a participação dos agentes de seleção e produção do material didático; os representantes do Estado, os editores, livreiros e os autores, bem como questões econômicas e políticas que envolveram a produção e o consumo de livros didáticos. O estudo aponta a importância do livro didático de história e de geografia, especialmente os conteúdos de ensino cívico, como fundamento pedagógico da didática republicana e legitimador dos interesses históricos dos grupos dominantes. Assim, essa estratégia contribuía para a qualificação do eleitorado republicano. Conclui sobre os ensinos de história e geografia regionais como úteis ao projeto de hegemonia do Partido Republicano Rio-grandense e na formulação da identidade republicana, através do ensino público livre, laico e gratuito como sustentador da modernização social do Estado. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 392599.pdf: 5024646 bytes, checksum: d4ca41bc166f7395e0785bba895e3a3a (MD5) Previous issue date: 2007-07-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10891/392599.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA | por |
dc.subject | HISTÓRIA - ENSINO | por |
dc.subject | LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Mandado adoptar :l ivros didáticos de História e Geografia do Rio Grande do Sul para as escolas elementares (1896-1902) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
392599.pdf | Texto Completo | 4,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.