Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2532
Document type: Dissertação
Title: Mandado adoptar :l ivros didáticos de História e Geografia do Rio Grande do Sul para as escolas elementares (1896-1902)
Author: Almeida, Maximiliano Mazewski Monteiro de 
Advisor: Bastos, Maria Helena Câmara
Abstract (native): Na perspectiva da história cultural e, especialmente, da história dos manuais escolares, o estudo analisa os livros didáticos de história e geografia do Estado do Rio Grande do Sul, distribuídos para o ensino elementar pelo governo castilhista (entre 1896 e 1902) - História do Rio Grande do Sul para o ensino cívico, de João Cândido Maia (1898); O Rio Grande do Sul para as escolas, de José Pinto da Fonseca Guimarães (1896) e Geographia do Estado do Rio Grande do Sul, de Henrique Martins (1898) -, quanto à produção e circulação, à materialidade, ao conteúdo, às referências bibliográficas, à biografia dos autores. Analisando uma ampla e diversificada série de documentos manuscritos e impressos sobre a Instrução Pública do RS, procurando informações relativas à adoção de livros didáticos. A pesquisa verifica também as interpretações da historiografia sul-riograndense para estes livros escolares. O estudo analisa os primeiros discursos sobre a situação da instrução pública no Estado, após a proclamação da República, que evidenciam a necessidade de obras didáticas sobre a história e a geografia do RS, porém inexistentes, para implementar os programas de ensino público. Para isso, nas atas de sessões do Conselho Escolar, analisou-se os debates entre os avaliadores de livros didáticos, a adoção oficial e a distribuição às salas de aula. Investiga a participação dos agentes de seleção e produção do material didático; os representantes do Estado, os editores, livreiros e os autores, bem como questões econômicas e políticas que envolveram a produção e o consumo de livros didáticos. O estudo aponta a importância do livro didático de história e de geografia, especialmente os conteúdos de ensino cívico, como fundamento pedagógico da didática republicana e legitimador dos interesses históricos dos grupos dominantes. Assim, essa estratégia contribuía para a qualificação do eleitorado republicano. Conclui sobre os ensinos de história e geografia regionais como úteis ao projeto de hegemonia do Partido Republicano Rio-grandense e na formulação da identidade republicana, através do ensino público livre, laico e gratuito como sustentador da modernização social do Estado.
Keywords: EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
HISTÓRIA - ENSINO
LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: ALMEIDA, Maximiliano Mazewski Monteiro de. Mandado adoptar :l ivros didáticos de História e Geografia do Rio Grande do Sul para as escolas elementares (1896-1902). 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2532
Issue Date: 6-Jul-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
392599.pdfTexto Completo4.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.