Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2502
Tipo do documento: Dissertação
Título: Se é muito o que aspiro, aos leitores, desde já, peço mil perdões por tal aspiração : Pelotas (re)vista a partir dos folhetins e crônicas de Bernardo Taveira Junior (1836-1892)
Autor: Gonçalves, Mariana Couto 
Primeiro orientador: Kern, Maria Lúcia Bastos
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar os folhetins e as crônicas de Bernardo Taveira Junior sobre a cidade de Pelotas nos decênios finais do século XIX. Acredita-se que os estudos que contemplam a história de Pelotas possuem uma lacuna no que tange a relação da história com a literatura, bem como sobre a contribuição do escritor para a urbe e para a literatura gaúcha. Neste sentido, pretende-se ampliar a visão acerca de Pelotas, a fim de preencher esta lacuna, a partir do olhar e das representações propostas por Bernardo Taveira Junior, perpassando pelas questões sociais, culturais e econômicas que o motivaram a relatar o cotidiano pelotense, possibilitando uma nova compreensão do imaginário da Princesa do Sul.
Abstract: La presente disertación tiene como objetivo analizar las publicaciones seriadas y crónica de Bernardo Taveira Junior sobre la ciudad de Pelotas, en las últimas décadas del siglo XIX. Se cree que los estudios que abarcan la historia de Pelotas tienen una brecha en cuanto a la relación entre la historia y la literatura, así como en la contribución de la escritor a la metrópoli y la literatura gauchesca. En este sentido, tenemos la intención de ampliar la visión de Pelotas, con el fin de llenar este vacío, y desde el aspecto de las representaciones propuestas por Bernardo Taveira Junior, que impregna los temas sociales, culturales y económicas que lo motivó a informar de lo cotidiano Pelotas, permitiendo una nueva comprensión de lo imaginario Princesa del Sur.
Palavras-chave: PELOTAS (RS) - HISTÓRIA
TAVEIRA JÚNIOR, BERNARDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
FOLHETIM - HISTÓRIA E CRÍTICA
CRÔNICAS RIO-GRANDENSES - HISTÓRIA E CRÍTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: GONÇALVES, Mariana Couto. Se é muito o que aspiro, aos leitores, desde já, peço mil perdões por tal aspiração : Pelotas (re)vista a partir dos folhetins e crônicas de Bernardo Taveira Junior (1836-1892). 2014. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2502
Data de defesa: 15-Jul-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
460028.pdfTexto Completo2,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.